Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Braskem (BRKM5) faz esclarecimento sobre acordo de leniência nos EUA

Braskem (BRKM5) faz esclarecimento sobre acordo de leniência nos EUA

A Braskem (BRKM5) prestou esclarecimentos sobre um suposto novo acordo de leniência nos Estados Unidos. Esse assunto é relativo a ação movida pelo acionista Aurélio Valporto e pelo Fundo de Investimento Geração Futuro, do empresário Lírio Parisotto, na 2ª Vara Empresarial de São Paulo.

De acordo com matéria do jornal O Globo publicada na segunda-feira (27), os autores da ação responsabilizam a Novonor (ex-Odebrecht) por esquemas de corrupção na Braskem durante as investigações da operação Lava-Jato.

Segundo a matéria, a suposta decisão judicial condena a Novonor a indenizar a Braskem por danos materiais, por cerca de US$ 1 bilhão. No entanto, a publicação aponta que qualquer compensação recebida pela Braskem poderia anular o acordo de leniência firmado com o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ, na sigla em inglês), resultando em severas consequências para a empresa.

Leia também:

Braskem: decisão foi tomada em primeira instância

Em resposta aos questionamentos feitos pel Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Braskem reiterou que não é autora da ação judicial mencionada e que a decisão, de primeira instância, ainda pode ser objeto de recursos, não produzindo efeitos imediatos.

Publicidade
Publicidade

A petroquímica enfatizou que, conforme acordos firmados com o DOJ e a Securities and Exchange Commission (SEC), há uma cláusula padrão que impede a empresa de buscar ou aceitar indenizações relacionadas aos valores pagos em razão do acordo.

A Braskem alegou que está em conformidade com os acordos firmados tanto com as autoridades brasileiras quanto com o DOJ e a SEC, reafirmando seu compromisso de manter a integridade desses acordos e observar o interesse social da empresa e diz que continuará monitorando a situação judicial e tomando as medidas necessárias com o apoio de seus advogados brasileiros e americanos.

Você leu sobre Braskem (BRKM5). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!