Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Braskem (BRKM5) reporta queda de 17% nas exportações; Unipar (UNIP6) faz nova proposta

Braskem (BRKM5) reporta queda de 17% nas exportações; Unipar (UNIP6) faz nova proposta

A Braskem (BRKM5) reportou queda de 17% nas exportações do terceiro trimestre de 2022, conforme relatório encaminhado ao mercado.

De acordo com a petroquímica, as vendas de resinas no mercado brasileiro somaram 892 mil toneladas no terceiro trimestre de 2022, alta de 1% na comparação com o mesmo período do ano anterior e de 2% ante o trimestre passado, refletindo a maior disponibilidade de produto para venda, após a conclusão das paradas programadas de manutenção feitas no segundo trimestre, e da maior demanda por resinas pela sazonalidade do período, diz a empresa em relatório de vendas e produção.

Ainda assim, em relação ao recuo de 17%, o volume diz respeito à comparação com igual etapa de 2021 e se dá em função de menores oportunidades no mercado internacional, considerando os estoques elevados na cadeia global.

Já as vendas de polietileno (PE) verde cresceram 9% no período, mas o volume de vendas caiu 17% quando comparado ao segundo trimestre de 2022.

“Neste caso, o resultado se dá por conta da sazonalidade do período na Europa e da redução do consumo por parte de alguns clientes como consequência da crise energética na região”, disse.

Publicidade
Publicidade
Imagem mostra uma indústria química e operação.

Braskem (BRKM5): relatório

Ainda de acordo com o relatório da companhia, no mercado brasileiro as vendas dos principais químicos — como eteno, propeno, butadieno, cumeno, gasolina, benzeno, tolueno e paraxileno — caíram 10% no trimestre ante o mesmo intervalo de 2021 e 5% em comparação com os três meses encerrados em junho de 2022.

Conforme a empresa, na comparação com o terceiro trimestre de 2021 o menor volume de vendas no mercado interno de gasolina é explicado pelo maior volume de exportações do produto em função de melhores margens no mercado internacional.

Também elencou que as exportações reduziram 3% em relação ao terceiro trimestre de 2021, para 123 mil toneladas, em função principalmente do menor volume exportado de benzeno. “Essa queda é explicada pela estratégia de priorização do mercado interno no período. Em comparação com o segundo trimestre do ano, houve aumento de 88%”, destacou.

Petroquímica

O documento traz, também, que o volume de vendas de polipropileno (PP) recuou 14% nos Estados Unidos, ante o mesmo período do ano passado. Na Europa, na mesma base de comparação, houve queda de 7%, devido à menor demanda de polipropileno na região.

E inclui que no México o volume de vendas cresceu 13% em relação ao terceiro trimestre de 2021, explicado pela maior disponibilidade de produto para venda com o aumento no fornecimento de etano no período. Ante o segundo trimestre de 2022, foi 5% menor em função da recomposição de estoques da Braskem Idesa no período.

Unipar (UNIP6) faz nova proposta

A Unipar (UNIP6) fez uma nova proposta para comprar as sete unidades da Braskem (BRKM5) localizadas em São Paulo, segundo o jornal O Globo.

O carioca destaca que 15 dias atrás a gestora americana Apollo aumentou em 25% sua oferta pela compra dos ativos da Braskem. “Diante disso, a Unipar está procurando parceiros para a nova oferta”, informou.

Também disse que em 14 de outubro a Braskem divulgou em fato relevante o interesse de compra, mas sem ter celebrado qualquer documento vinculante. Mas, segundo apuração do Valor Econômico, “a Unipar seguiria interessada nos ativos da Braskem em São Paulo, numa operação com preço equivalente a R$ 60 por ação da petroquímica”.

Na ocasião, a Unipar disse que “é parte de sua rotina avaliar oportunidades de novos negócios à medida que elas se apresentem, estando constantemente estudando oportunidades para investimentos, aquisições e outras alternativas estratégicas que sejam consistentes e compatíveis com seus objetivos”.

Resposta Unipar e Braskem

Em comunicado ao mercado divulgado na manhã desta segunda (24) a Unipar informou que “realiza análises rotineiras de oportunidades de novos negócios à medida que elas se apresentam, incluindo uma potencial operação envolvendo a Braskem. Contudo, não foram celebrados quaisquer documentos de natureza vinculante entre a Companhia e a Braskem ou os seus acionistas controladores”.

De igual modo, a Braskem negou nesta manhã o recebimento de proposta de compra de seus ativos pela Unipar Carbocloro por meio de documento ao mercado.

Ibovespa

A ação BRKM5 estava cotada em R$ 34,53 na manhã do dia 24 de outubro de 2022 e reportava queda de 38,37% no período de um ano.

O gráfico mostra a evolução da ação BRKM5 no Ibovespa.
  • Quer saber mais sobre a Braskem (BRKM5) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!