A Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) está consultando os participantes do mercado sobre a viabilidade de operar 24 horas por dia, conforme relatado pelo jornal Financial Times. Essa iniciativa ganhou destaque devido ao crescente interesse no mercado de criptomoedas, que opera de forma contínua ao longo da semana.
A pesquisa da Nyse, conduzida por sua equipe de análise de dados, está perguntando aos entrevistados se eles apoiam a ideia de estender as negociações para 24 horas, limitando-se apenas aos dias úteis ou também incluindo os fins de semana. Além disso, questiona como os investidores poderiam ser protegidos contra as flutuações de preços e como participariam das sessões de negociação noturnas.
Atualmente, a Nyse opera de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados, das 9h30 às 16h, horário local.
A bolsa está sob a supervisão direta da Securities and Exchange Commission (SEC), o órgão regulador do mercado de valores mobiliários nos Estados Unidos, garantindo sua estabilidade e segurança. Portanto, qualquer modificação nas regras requer a aprovação da SEC.
Por que funcionar 24 horas por dia?
Esta discussão tem ganhado relevância nos últimos anos, impulsionada em parte pela operação ininterrupta das criptomoedas e pelo aumento da atividade de investidores de varejo, especialmente após a pandemia.
As bolsas de valores estão se ajustando a um ambiente onde outros mercados, como os títulos do Tesouro dos EUA, principais moedas e futuros de índices de ações, operam continuamente de segunda a sexta-feira.
Alguns corretores de varejo, como Robinhood e Interactive Brokers, já oferecem acesso ininterrupto durante os dias úteis, facilitando negociações combinadas com investidores asiáticos.
Paralelamente, a pesquisa da Nyse é uma resposta à iniciativa da startup 24 Exchange, com o apoio do fundo Point72 Ventures, de Steve Cohen, que está buscando a aprovação da SEC para lançar a primeira bolsa de valores com operação 24 horas.