Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Biden barra venda da US Steel citando segurança nacional

Biden barra venda da US Steel citando segurança nacional

O presidente Joe Biden bloqueou oficialmente a aquisição da US Steel (X; USSX34) pela Nippon Steel, do Japão, cumprindo sua promessa de manter um nome industrial com mais de um século de existência sob propriedade nacional. Para isso, o presidente norte-americnao citou questões econômicas e de segurança nacional, uma vez que a empresa é considerada estratégica para o país.

Biden disse que a proposta de aquisição de US$ 14,9 bilhões pela Nippon colocaria uma das maiores produtoras de aço dos EUA sob controle estrangeiro, criando um risco para as cadeias de suprimentos essenciais do país.

“A ação reflete meu compromisso inabalável de utilizar todas as autoridades disponíveis para mim como presidente para defender a segurança nacional dos EUA, inclusive garantindo que as empresas americanas continuem a desempenhar um papel central em setores que são essenciais para nossa segurança nacional”, disse Biden em um comunicado divulgado pela Casa Branca.

Ações da US Steel recuam após decisão

As ações da US Steel caíram cerca de 7% no pregão do fim da manhã. A ação de Biden ocorre após uma revisão de meses do acordo pelo Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos.

A US Steel e a Nippon criticaram a decisão de Biden como “ilegal” em uma declaração conjunta nesta sexta-feira. As empresas acusaram a Casa Branca de manipular o processo de revisão para promover a agenda política do presidente. As empresas prometeram tomar “todas as medidas apropriadas” para proteger seus direitos.

As duas companhias disseram que o acordo é a melhor maneira de manter a empresa competitiva, revitalizar comunidades no cinturão da ferrugem americana e fortalecer a segurança nacional. O CEO da US Steel, David Burritt, havia alertado anteriormente que a empresa provavelmente fecharia as fábricas se o acordo fracassasse.

Mas o sindicato United Steelworkers, dos trabalhadores da indústria, se opôs ferozmente à aquisição pela Nippon desde o dia em que foi anunciada, em dezembro de 2023. Biden havia sinalizado já em março de 2024 que pretendia bloquear a venda, apoiando a oposição do United Steelworkers ao acordo.

O presidente do sindicato, David McCall, elogiou a decisão de Biden em uma declaração na sexta-feira. O chefe do sindicato atacou a Nippon como uma “trapaceira comercial em série que por décadas trabalhou para minar nossa indústria doméstica despejando seus produtos em nosso mercado”.

Leia também:

“Permitir que ele comprasse a US Steel lhe daria a oportunidade de desestabilizar ainda mais nosso sistema comercial internamente e, no processo, comprometer nossa capacidade de atender às nossas próprias necessidades de segurança nacional e infraestrutura crítica”, disse McCall.

A decisão de Biden de sabotar o acordo ressalta uma mudança bipartidária em direção ao protecionismo nos EUA, enquanto democratas e republicanos buscam manter o controle doméstico sobre indústrias importantes à medida que as tensões geopolíticas aumentam ao redor do mundo.

A decisão de Biden de bloquear a venda mostra que mesmo aliados fiéis como o Japão não estão imunes à crescente onda protecionista. Tóquio é considerada estratégica para os esforços de Washington para manter as ambições da China na região do Indo-Pacífico sob controle.

Você leu sobre US Steel. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!