Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Alphabet recua forte após Google perder ação judicial

Alphabet recua forte após Google perder ação judicial

A Alphabet (GOOG; GOGL34) caíram forte nesta segunda-feira (5) após o Google perder uma batalha judicial envolvendo prática de monopólio nos Estados Unidos. A queda, na bolsa de valores de Nova York, nos Estados Unidos, foi de 4,6%.

Mais cedo, um juiz federal dos Estados Unidos entendeu que o Google mantém ilegalmente o monopólio em duas áreas de mercado: pesquisa e publicidade de texto. Esta decisão marca a primeira ação antimonopólio significativa contra uma empresa de tecnologia em décadas.

O caso, iniciado pelo governo em 2020, alegou que o Google preservou sua fatia do mercado de busca geral ao criar barreiras à entrada e estabelecer um ciclo de feedback que sustentou seu domínio. O tribunal concluiu que o Google violou a Seção 2 do Sherman Act, que proíbe monopólios. “O Google é um monopolista e agiu como tal para manter seu monopólio”, escreveu o juiz Amit Mehta, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia, na decisão.

Leia também:

Alphabet: Google vai recorrer da decisão

A ação legal contra o Google foi movida pelo Departamento de Justiça e um grupo bipartidário de procuradores-gerais de 38 estados e territórios, liderados pelo Colorado e Nebraska. Esses casos antitruste, embora separados, foram combinados para fins de pré-julgamento, como a descoberta de evidências.

Publicidade
Publicidade

O tribunal concentrou-se nos acordos de pesquisa exclusivos do Google com dispositivos Android e Apple, como iPhone e iPad, argumentando que tais acordos ajudaram a consolidar o comportamento anticompetitivo do Google e seu domínio nos mercados de busca. Os serviços de busca geral referem-se ao principal mecanismo de busca do Google, tradicionalmente em competição com o Yahoo, enquanto a publicidade de texto de busca geral refere-se aos anúncios de texto exibidos junto com os resultados de busca.

O tribunal entendeu que, em ambas as áreas, o Google operou como um monopólio. No entanto, a decisão concluiu que a publicidade de busca geral não constitui um mercado, portanto, não pode haver controle de monopólio.

Kent Walker, presidente de assuntos globais do Google, anunciou que a empresa planeja apelar da decisão. Ele destacou que a qualidade dos produtos do Google foi reconhecida pelo tribunal.

“Esta decisão reconhece que o Google oferece o melhor mecanismo de busca, mas conclui que não deveríamos ter permissão para torná-lo facilmente disponível. À medida que esse processo continua, permaneceremos focados em fazer produtos que as pessoas considerem úteis e fáceis de usar”, disse ele.

Você leu sobre Alphabet. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!