Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Ações growth: descubra agora por que e quando investir nelas

Ações growth: descubra agora por que e quando investir nelas

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

09 Mai 2022 às 20:28 · Última atualização: 24 Jun 2022 · 6 min leitura

Redação EuQueroInvestir

09 Mai 2022 às 20:28 · 6 min leitura
Última atualização: 24 Jun 2022

Reprodução/Pixabay

Muitos investidores sonham em acertar seus aportes em ações growth quando falamos do mercado de risco. Altas taxas de crescimento fascinam a todos. No entanto, é preciso fazer uma boa análise para não cometer erros.

O artigo abaixo indica a forma como isso deve ser feito. Siga na leitura e aprenda mais sobre esse interessante tipo de investimento.

Confira!

O que é uma ação growth?

Uma ação growth também pode ser chamada de ação de crescimento. São empresas que distribuem poucos proventos.

A razão pela qual não há grande distribuição de parte do lucro líquido é porque esse recurso é usado quase que inteiramente no reinvestimento do próprio negócio.

E isso não acontece por acaso, pois a intenção é exatamente promover um forte crescimento da companhia em determinado espaço de tempo.

Esse acontecimento pode ser constatado por algumas variáveis de mercado. Uma delas é o Compoud Annual Growth Rate, ou CAGR. Empresas com ações growth costumam apresentar esse indicador em níveis elevados.

Vale lembrar que o CAGR mede o retorno do investimento se a taxa de crescimento fosse continua. Isso quer dizer que ele representa uma estimativa de mercado e não exatamente uma realidade a se concretizar.

Outra característica das ações growth é que elas normalmente são negociadas com múltiplos de valor mais elevado. Isso pode ser visto em seu preço sobre o lucro (P/L) e preço sobre o valor patrimonial (P/VPA), por exemplo.

Sendo assim, a análise de uma ação growth deve ser feita de modo muito cuidadoso, pois o preço de negociação pode estar bem acima do valor patrimonial da companhia. É preciso atentar para esse tipo de distorção e não cometer erros.

De que forma é possível analisar o potencial que uma ação tem de crescer?

Antes de explicitar esse tópico, é interessante dizer que não existe uma metodologia definida para fazer uma análise de ações que indiquem se ela é growth. Isso quer dizer que o investidor precisará lançar mão de táticas específicas.

A NAIC, National Association of Investors Corporation, indica que pelo menos três pontos importantes sejam considerados na análise do investidor, pois poderão dar mais subsídios à escolha do ativo em questão.

O primeiro deles é verificar quais são as taxas de crescimento anuais da empresa. Logicamente, se estamos falando de empresas em franco estado de crescimento, é preciso que isso seja expresso em termos percentuais.

Nesse sentido, vale buscar um aumento mínimo de 10% ao ano, com o percentual ideal sendo de 15%.

Outro ponto de fundamental relevância é que esse crescimento seja constante. Para atestar isso, vale observar os últimos 5 anos de desempenho da companhia.

Por fim, a gestão deve passar por um crivo meticuloso. De nada adianta ter grande geração de fluxo de caixa se a destinação dos recursos não é feita de forma adequada.

ROI, EBITDA e margem de lucro são indicadores importantes nesse momento.

valuation: ilustração de gráfico

O que deve ser considerado antes de investir em ações growth?

Uma ação growth pode atrair muitos investidores por conta de seu alto crescimento e pelo grande potencial existente na empresa. No entanto, rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura e isso é um ponto de atenção.

Além disso, estamos falando do mercado de renda variável. Como tal, pode sofrer oscilações para mais ou para menos. A fim de não ser surpreendido negativamente, é recomendado considerar alguns fatores importantes.

Veja abaixo três pontos essenciais que devem ser observados por quem pretende investir em uma ação growth. Confira!

Perfil de investimentos

O perfil de um investidor nunca deve ser desconsiderado independentemente de qual seja o mercado em questão. Quando falamos de ações growth, o cuidado deve ser maior ainda, pois esse é um mercado de risco.

Sendo assim, é preciso entender se o perfil de investimentos está de acordo com as grandes oscilações que podem acontecer em uma ação growth.

Uma boa forma de fazer essa avaliação antes de começar a investir é preenchendo o perfil de risco do investidor disponível nas plataformas de negociação.

Esse tipo de iniciativa evita que as aplicações sejam feitas de forma equivocada e, assim, o investidor não passe por alguma situação indesejada, como a redução inesperada de seu patrimônio.

Confira, abaixo, a recomendação de alocação de ativos, da EQI Investimentos, de acordo com o perfil do investidor.

Fundamentos da empresa

Antes de aportar capital em uma ação que se considera como sendo growth, o investidor deve fazer o dever de casa e avaliar os fundamentos que possam indicar a possibilidade de continuidade do crescimento da companhia.

Isso pode ser feito mediante a observação de diversos indicadores intrínsecos ao mercado que a organização atua, bem como fatores macroeconômicos.

Assim, o cenário no qual a empresa atua deve ser estudado tanto quanto possível. Isso poderá indicar o quanto o setor ainda pode crescer como um todo.

Além disso, a situação econômica do país também pode ser considerada, analisando as taxas de crescimento esperadas para o produto interno bruto, o PIB.

Por fim, a representatividade da empresa em questão dentro do seu setor de atuação também precisa ser analisada. Isso mostrará qual é sua relevância frente aos concorrentes e qual é a sua fatia no mercado em questão.

Valuation

Outro aspecto muito importante para considerar em uma ação growth é o valuation da companhia. Ele indicará o valor intrínseco existente e o potencial do crescimento ao longo do tempo.

Isso tem relevância porque mostra as chances que o investimento realizado tem de oferecer bons retornos no futuro. Afinal de contas, o valor das ações somente crescerá se a companhia se desenvolver.

O estudo do valuation tem uma grande importância até mesmo por conta dos patamares de negociação de uma ação growth. Como eles costumam ser mais altos, é necessário saber se ainda há espaço para mais crescimento.

Do contrário, o investidor poderá acabar entrando em um mercado que já se encontra estressado, com mais possibilidades de reversão do que de valorização propriamente dito.

Investir em ações growth pode se mostrar muito lucrativo. No entanto, deve ser feita uma análise muito minuciosa para que o investidor não entre no topo do movimento.

infográfico com melhores investimentos para cada fase do ciclo econômico

  • Quer conhecer mais sobre ações growth e demais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para apresentar as aplicações disponíveis!
A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias