O Senado norte-americano tenta evitar um novo shutdown do governo e enviou ao presidente Donald Trump um pacote de US$ 1,4 trilhões em gastos fiscais para 2020. Tal quantia colocaria fim ao risco de paralisações do governo no final de semana, quando o financiamento temporário expirar.
Os dois partidos e o apoio da Casa Branca garantiram ao Senado a aprovação de dois projetos de grande financiamento para programas do governo até 30 de setembro. Espera-se que Trump sancione ambos os textos antes do prazo de meia-noite de sexta-feira.
Shutdown em janeiro
Não é a primeira vez que uma paralisação pode acontecer no governo Trump. O desligamento dos serviços federais acontecidos em dezembro de 2018 e que durou até o fim de janeiro de 2019 levou 35 dias e foi a mais longa paralisação da história norte-americana.
Naquela ocasião, o presidente teve que assinar uma lei para financiar parte das agências federais. O impasse havia ocorrido pela insistência de Trump em construir o muro na fronteira com o México.
Agora, para evitar mais um desligamento, os congressistas se anteciparam e elaboraram uma proposta onde o Pentágono, por exemplo, receberia 738 bilhões de dólares para atividades militares, 22 bilhões de dólares a mais que no ano passado.
Segundo matéria da Reuters, “os investimentos em programas domésticos variam de nutrição infantil e bolsas universitárias a pesquisas sobre violência armada pela primeira vez em décadas, além de dinheiro para programas de habitação a preços acessíveis aos quais Trump havia se oposto”.
“O pacote também contém uma série de novas iniciativas”, segue a Reuters, “incluindo financiamento para a Força Espacial militar de Trump, o aumento na idade para a compra de produtos de tabaco para 21 anos, dos 18 anos atuais, e revogação de alguns impostos destinados a financiar o seguro de saúde do chamado Obamacare”.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.