Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Oracle negocia adquirir operações do TikTok nos EUA, diz CNBC

Oracle negocia adquirir operações do TikTok nos EUA, diz CNBC

A Oracle Corporation, reconhecida empresa de software norte-americana, está negociando assumir as operações do aplicativo TikTok nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia segundo uma fonte anônima da CNBC.

O aplicativo se popularizou neste ano, inclusive aqui no Brasil, com o compartilhamento de vídeos editáveis e competindo inclusive com o Instagram, que criou recentemente a ferramenta Reels para integrar o conteúdo viral do TikTok.

A negociação, que segue em modo confidencial, estaria acontecendo com influência de empresas de capital de risco dos EUA que trabalham com a Oracle e já possuem participação na TikTok.

O Financial Times também divulgou anteriormente que negociações estão sendo feitas e indicou que as empresas General Atlantic e Sequoia Capital seriam duas das investidoras envolvidas.

Tanto a Oracle quanto a TikTok não quiseram comentar o assunto.

Publicidade
Publicidade

EQI Investimentos: conheça os benefícios de se ter um assessor

Microsoft também compete pelos ativos

A Oracle deve disputar o negócio com a gigante Microsoft, que também está tentando comprar as operações da TikTok há certa de um mês.

Ainda de acordo com a fonte, as duas empresas estão na frente, em relação a outros nomes que teriam demonstrado interesse nos ativos.

A notícia da CNBC aponta ainda para o fato de o cofundador e presidente executivo da Oracle, Larry Ellison, ter expressado apoio ao presidente Donald Trump, tendo inclusive arrecadado fundos para sua campanha eleitoral.

Trump ameaçou recentemente proibir o TikTok no EUA se o proprietário da ByteDance, o chinês Zhang Yiming, não desistir de seus investimentos nas operações no país até novembro.

“Há evidências confiáveis ​​que me levam a acreditar que o ByteDance pode tomar medidas que ameacem prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos”, alegou Trump em uma ordem executiva na semana passada.

Planilha de Ações: baixe e faça sua análise para investir

O interesse da Oracle

A Oracle Corporation não possui nenhuma mídia social voltada para o consumidor ou negócios de vídeo.

“Em teoria, a Oracle poderia usar os dados do cliente coletados pela TikTok para melhorar seus produtos de marketing, mas gastar dezenas de bilhões para adquirir uma empresa de mídia social para o consumidor seria uma mudança significativa para a empresa”, comenta a CNBC.

A empresa estaria se esforçado para encontrar novos caminhos de crescimento, já que a Amazon Web Services tem dominado a computação em nuvem, seguida pelo Microsoft Azure e pelo Google Cloud.

No quarto trimestre fiscal da Oracle, a receita caiu 6%, para US $ 10,4 bilhões.

A Oracle tem um histórico de aquisições, mas desacelerou em grandes negócios nos últimos anos.

Baixe a Planilha de Rebalanceamento de Carteira de Investimentos