Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Jorge Paulo Lemann compra ações da XP em Oferta Pública Inicial

Jorge Paulo Lemann compra ações da XP em Oferta Pública Inicial

O  bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann considerado pela Forbes como o segundo homem mais rico do Brasil, com uma fortuna estimada em US$ 22,8 bilhões, aproveitou o IPO da XP Investimentos para comprar ações da corretora. Salvo que segundo relatos de fontes ligadas ao jornal O globo, Lemann teria usado um fundo próprio para obter papeis antes de chegarem à Nasdaq na última quarta-feira(11).

Ainda não está claro quanto Lemann adquiriu da XP, até agora só sabemos que a transação não envolveu a 3G Capital, por meio da qual Lemann e seus sócios controlam empresas como Kraft Heinz e ABInBev.

Contudo, 45% da oferta ficou concentrada entre os dez maiores investidores, e todos estrangeiros. Alguns dos investidores relevantes foram os gigantes Fidelity, Durable e BlackRock. De acordo com um gestor que participou do processoda oferta. Já investidores pessoas físicas dos EUA ficaram com cerca de 5% das ações.

Os fundos brasileiros, incluindo casas como a carioca JGP, abocanharam fatia de 25% dos papéis. Contudo, segundo uma pessoa que acompanhou o processo, os bancos coordenadores da oferta, como Goldman Sachs e JP Morgan, queriam reduzir ainda mais essa fatia. A alegação é de que o investidor local tende a se desfazer das ações de modo mais rápido que o estrangeiro.

Mas os executivos da XP, a 11ª mais valiosa companhia do Brasil,argumentaram que era importante conceder alocação maior para brasileiros, alegando que só estavam lançando papéis na Nasdaq, e não na B3, por causa da possibilidade de manterem o poder decisório na companhia. Salvo que na Bolsa americana, a XP pode continuar tendo duas classes de ações, mantendo na mão dos executivos papéis que proporcionam dez votos cada.

Publicidade
Publicidade