Em cenário de juros baixos (Selic a 4,25%), as ações têm sido encaradas com euforia pelos investidores e as primeiras ofertas de ações do ano demonstram isso, o que sempre levanta dúvidas quanto a uma possível bolha. Analistas, no entanto, descartam essa possibilidade. É o que aponta reportagem do Valor publicada nesta segunda-feira, 10.
Como exemplos da euforia do mercado, a reportagem cita o IPO da Locaweb (LWSA3), com demanda dez vezes superior à oferta e valorização de 19,42% das ações no dia. A Mitre Realty (MTRE3) teve valorização de 7,77% na estreia.
Para Alessandro Farkuh, chefe do Bradesco BBI, o investidor está muito mais proativo; antes, era mais reativo ao contato dos bancos. “Quando a oferta é anunciada, já nos procuram para saber mais”, afirmou. Ele descarta que os preços estejam inflados.
José Olympio Pereira, presidente do Credit Suisse, considera o movimento natural, porque os investidores estão acreditando em um forte crescimento das empresas. Ele acredita que haverá ainda uma “onda avassaladora de IPOs” este ano, mas que se o crescimento das empresas não se materializar, haverá uma correção dos preços sem que isso represente necessariamente uma bolha.






