A bolsa de Valores é, por natureza, um mercado volátil, instável, nervoso, sujeito a sofrer influências políticas e econômicas, etc. Porém, no meio dessa agitação toda, saiba que é possível encontrar ações que fujam completamente desse cenário. Estamos nos referindo as ações defensivas. Nesta pauta, você conhecerá tudo a respeito desse papel.
O que é uma ação?
De forma bem simples, ao comprar uma ação, você está, na prática, comprando um pedacinho de uma empresa. Ou seja, você está se tornando sócio dessa empresa, na proporção do montante de ações que você possuir.
Comparando ações x seres humanos:
Permita-me, a título ilustrativo, fazer uma comparação entre ações e seres humanos. Você concorda que há pessoas que são mais reservadas, quietas, que detestam exposição, seja de qual natureza for? De outro lado, temos pessoas agitadas, irriquietas, que não param quietas em momento algum. Estou dando esse exemplo dos seres humanos, para dizer que no mercado acionário, não é muito diferente. Da mesma forma que acontece com os seres humanos, as ações se comportam de maneiras diferentes. Temos ações que são extremamente agitadas na negociação diária, que apresentam altíssima volatilidade e sofrem variações pesadíssimas nos seus preços. De outro lado, temos as ações que sofrem pequena variação, são mais estáveis, movem-se devagar no pregão. Essas, são consideradas ações defensivas.
O que é uma ação defensiva?
Em linhas gerais, ações defensivas são aqueles papéis que protegem o investidor em caso de queda abrupta da bolsa. Mesmo que, por exemplo, a economia do Brasil esteja indo muito mal, sem crescimento econômico, determinados setores da economia, com ações listadas em bolsa, podem se salvar. Exemplos práticos:
No meio de uma crise econômica, você deixaria de ligar a luz de sua casa?
Deixaria de assistir seu futebol ou sua novela preferida?
Não tomaria um banho quentinho só por causa disso?
Deixaria de almoçar ou jantar só para economizar nos alimentos?
Pois é, dificilmente uma pessoa deixaria de fazer essas coisas simples, por causa de uma crise na economia.O máximo que ela poderia fazer é diminuir um pouco o consumo, mas jamais cortá-lo totalmente. Aí é que entram as ações defensivas, essas ações a que estou me referindo, são ações de empresas que não sofrem tanto em momentos de pânico na economia. Já que os serviços que essas empresas prestam são de grande necessidade na vida das pessoas.
Exemplos de setores onde encontramos ações defensivas:
Energia Elétrica, Alimentos, Papel e Celulose, Saneamento Básico, Gás, etc.
Detalhe importante:
Nos momentos de maior euforia na bolsa, esses papéis não sobem tanto, mas em compensação, nos instantes de maior crise, eles não derretem junto com o mercado, daí o nome de ações defensivas.
Características das ações defensivas:
São setores já maduros, que não necessitam de grandes investimentos para crescer, possuem uma geração de caixa robusta, em muitos casos, essas empresas são exportadoras, possuindo receita em dólar. Preste atenção, quando a bolsa está em queda, geralmente o dólar está em alta, é nesse caso que as exportadoras aumentam seu faturamento.