Entenda para qual direção deverá ir o dólar nos próximos meses de 2019.
Enquanto o Dólar está prestes a passar da barreira de R$ 4,20.
No artigo a seguir, tratarei de algumas análises econômicas e seus impactos sobre os juros e sobre o Dólar. Espero que goste:
O mundo está diferente, e pode ser definitivo.
Neste final de semana alguns dos mais conceituados profissionais de gestão de recursos falaram a mesma coisa. Os juros baixos e até negativos vieram para ficar no mundo.
O principal relatório é o da Gestora Dynamo, que você pode ler aqui: https://import_final.eqi.one/wp-content/uploads/2019/09/dynamo.pdf
Veja que esses caras tem autoridade, superam o Ibovespa a muitos anos!
Clique aqui e veja mais sobre o fundo: https://www.comparadordefundos.com.br/?index=31%2F38&funds=73232530000139&period=otimo
Resumindo o artigo da Dynamo:
O resumo da ópera é que os Bancos Centrais tem pouca massa de manobra para acelerar as economias e por isso estão tendo de levar os juros abaixo de zero.
Pois em teoria, mais dinheiro sai de títulos do governo e vão para a economia real. Investimentos em empresas e ativos reais.
Ao mesmo tempo, a crítica vem do fato de que, com juros negativos, aqueles que pensam em se aposentar, acabam precisando poupar ainda mais para garantir seu futuro.
Portanto acabam consumindo ainda menos, colocando o sistema em uma espiral de baixo crescimento.
Um possível impacto ( essa já é minha opinião ) é que o dólar ainda pode se valorizar no curto prazo, já que os EUA são um dos poucos países grandes com juros positivos no mundo.
O resultado desta queda de braço, só o futuro dirá!
Antes de falar do Dólar: SELIC e Juros para 2019
Pelo Brasil, o consenso tem sido cada vez maior em juros em 4,5 á 5% no final de 2019!
Bom para quem acreditou e comprou Prefixados nos últimos dias, os juros já voltaram a cair.
Motivos para acreditar no Brasil seguem
Como já contei outras vezes, os motivos para acreditar no Brasil seguem, ainda mais agora com a reforma da previdência.
O que estávamos buscando era no mínimo uma diminuição de nossos déficits -o que já aconteceu com os apertos dados por nosso atual governo.
Ou seja, estamos “despiorando” e os benefícios da reforma ainda nem começaram.
Você notará que a linha vermelha ( déficit nominal ) caiu mais que o primário, isso é efeito dos juros ( Selic ) mais baixos.
Já que o Resultado Nominal é igual ao Resultado Primário menos Juros.
E para quem não sabe, o resultado Primário é o que o governo gasta menos o que ele arrecada – note que o dado é acima de zero. Em síntese, o governo gasta mais que arrecada.
O nome do dado é NFSP: Necessidade de Financiamento do Setor Público, ou seja, quando se gasta mais do que arrecada a necessidade de financiamento é positiva.
Antes de mais nada, é importante lembrar que déficits menores, pressionam menos a inflação e permitem que o governo trabalhe com juros mais baixos, mais um ponto para os ativos prefixados!
Finalmente chegamos nele:
Déficits menores, ajudam a baixar o dólar!
No mesmo período, a moeda mexicana desvalorizou 73%, a moeda Sul Africana 130% e vencemos somente a moeda Turca, que desvalorizou 276% em relação ao dólar.
Exclui a moeda Chinesa porque o cambio lá não é flutuante.
Resumindo, tenho razões para crer que uma melhora fiscal acabará derrubando a cotação do dólar, e tudo leva a crer que nossa equipe econômica sabe que este é o caminho.
Nós queremos lhe ajudar
Quer ajuda para ganhar com a alta ou a queda do dólar?
Se você tem dúvidas sobre investimentos ou quer ajuda para montar uma carteira de investimentos preparada para os próximos movimentos da economia. Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato para lhe ajudar com seus investimentos:
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.