Ethereum, Bitcoin, Ripple, Litecoin, Iota…
Calma, se você não está entendendo nada, posso te ajudar a se familiarizar com essa nova tendência. Afinal de contas, estamos nos referindo as moedas digitais. Para que você possa ir se acostumando com o nome, vamos explicar o que é uma criptomoeda ou moeda digital.
O que é uma criptomoeda?
Criptomoeda é uma moeda virtual, que usa a criptografia( é o conjunto de técnicas usadas para tornar a escrita indecifrável, ininteligível para todas as pessoas que não tenham acesso aos seus códigos) e a tecnologia chamada de blockchain ( é um livro de razão pública ou contábil, que faz o registro de uma transação de moeda virtual de forma que esse registro seja confiável e imutável) para garantir o funcionamento descentralizado de negociações pela internet.
Quando surgiram as criptomoedas?
A primeira criptomoeda que surgiu foi o Bitcoin, criada em 2009 por um programador, ou grupo de programadores, chamado Satoshi Nakamoto.
Quais são as características das criptomoedas?
a) Não são moedas físicas,
b) São criptografadas e descentralizadas.
As características das criptomoedas dificultam seu rastreamento, aumentam e melhoram sua segurança e garantem a privacidade e a inviolabilidade dos usuários.
Conheça os riscos das criptomoedas:
As criptomoedas não dispõem de um sistema organizado, centralizado e regulado, onde o controle sobre seu funcionamento gere segurança nas suas relações comerciais; tal como ocorre hoje com as moedas reais. Por ser uma moeda digital, deve-se tomar extremo cuidado para evitar correr riscos com falhas operacionais, deixando vulnerável sua segurança, além de evitar ataques de hackers (são pessoas que alteram e modificam softwares e hardwares de computadores).
Qual o maior cuidado que se deve tomar com uma moeda digital?
Deve-se tomar muito cuidado com as moedas digitais, por ser difícil o seu rastreamento, pode ser usada com fins ilícitos, favorecendo, por exemplo, a lavagem de dinheiro ( lavagem de dinheiro é a simulação de uma operação financeira para justificar valores indevidos obtidos por meios ilícitos).





