Após reunião de dois dias, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira (22) sua decisão de política monetária, mantendo os juros entre -0,5% (taxa de depósitos) e 0% (refinanciamento), e o volume de compras de ativos em 1,85 trilhão de euros.
Segundo o BCE, os juros seguirão nos níveis atuais até que inflação atinja 2%.
“Com vista a apoiar o seu objetivo simétrico de inflação de 2% no médio prazo e em consonância com a sua estratégia de política monetária, o conselho do BCE espera que as taxas de juro diretoras do BCE permaneçam nos níveis atuais ou em níveis inferiores até observar que a inflação atinge 2%”, afirma o comunicado.
A meta é que a inflação se estabiliza em 2% no médio prazo, podendo implicar em um período transitório, durante o qual a inflação se situe moderadamente acima do objetivo.
O Conselho do BCE continuará a realizar aquisições líquidas de ativos ao abrigo do Programa de compra de ativos devido à pandemia, com ritmo mensal de 20 mil milhões de euros, até ao final de março de 2022 ou até considerar que o período de crise do coronavírus terminou.






