Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Acordo internacional turbina setor de mineração

Acordo internacional turbina setor de mineração

O setor de mineração brasileiro deverá receber aporte expressivo de investimentos nos próximos anos. Esse é o objetivo do Memorando de Entendimento (MOU), assinado na segunda-feira (2) pelo  Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) com a Toronto Stock Exchange (TSX) e a TSX Venture Exchange (TSXV), as duas bolsas de valores na cidade canadense de Toronto.

Ao mesmo tempo, a expectativa é de que a parceria abra espaço para ampliação da pesquisa tecnológica, exploração, além do desenvolvimento de projetos de mineração no país. A iniciativa coincide com a manifestação do governo brasileiro, no sentido de alavancar a mineração nacional, inclusive em terras indígenas, uma vez que o Congresso Nacional já analisa projeto do Executivo, nesse sentido.

Maior presença brasileira

De acordo com estudos do Ibram, somente 30% do espaço territorial total (8,5 milhões quilômetros quadrados) contam efetivamente com pesquisa geológica, ao passo que as minas em atividade correspondem a 0,6% do território do país.

O memorando prevê, ainda, a maior presença de empresas brasileiras nas bolsas de valores canadenses, facilitando a busca e identificação  de oportunidades que viabilizem investimentos adicionais ao setor.

Também está prevista a construção de uma agenda conjunta visando promover a mineração brasileira, a exemplo de conferências que atraiam investimentos canadenses para o Brasil, assinala o presidente do Conselho Diretor do Ibram, Wilson Brumer.

Publicidade
Publicidade

O vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Globais da TSX e TSXV, Robert Peterman, revelou que mais de 35 empresas canadenses que negociam em bolsas de valores detêm cerca de 100 propriedades no Brasil.