As vendas no varejo dos Estados Unidos (EUA) cresceram 0,3% em novembro. A projeção era de que o índice poderia subir 0,8%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15), pelo United States Census Bureau. Com isso, as vendas totalizaram US$ 639,8 bilhões.
Segundo o departamento, esta é a quarta elevação consecutiva, embora tenha desacelerado frente a outubro. No mês anterior, as vendas haviam crescido 1,8% e havia totalizado US$ 638,2 bilhões, em dados revisados.
Em setembro, a alta foi de 0,80%. E em agosto, houve elevação de 1,20% no indicador.
Na comparação anual, a alta foi de 18,20%, frente a novembro do ano passado. Neste comparativo, ficou acima da projeção, que era de 15,90%. Os núcleos das vendas no varejo, com exceção do setor automotivo, evoluíram 0,30% em novembro, contra projeção de 0,90%.
Vendas no varejo: compras de natal foram antecipadas
O instituto informou que alguns estabelecimentos comerciais reportagem uma antecipação nas compras de natal. Com isso, a receita obtida foi ampliada em setores como materiais de construção, alimentação e bebidas, lojas de roupas, livrarias e artigos esportivos.
As vendas nos postos de gasolina subiram 52,3% frente a novembro do ano passado. Enquanto isso, serviços de alimentação e locais de consumo alimentício, cresceram 37,4% na mesma base de comparação.