A produção da indústria registrou 46,5 pontos em abril, segundo a sondagem industrial, publicada hoje (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado deste mês mostra um recuo de 8,1 pontos em comparação a março, quando o índice marcou 54,6 pontos.
Em relação ao mesmo período de 2021, porém, o indicador evidencia um leve crescimento, uma vez que a produção de abril do ano anterior encerrou em 46 pontos.
No que diz respeito ao emprego, a sondagem industrial aponta para um pequeno decréscimo do índice, que foi de 49,5 pontos neste mês, 0,5 ponto mais baixo do que no mês passado.
Por outro lado, a utilização da capacidade instalada (UCI) ficou em 69%. Segundo a CNI, este percentual é 1% superior ao apresentado no mesmo período de 2021.
Já o índice de utilização da capacidade instalada em relação à usual mostrou um leve decréscimo em comparação ao mês anterior. Em abril, o indicador fechou em 43,3 pontos, 2,4 a menos do que em março.
Enquanto isso, os estoques também permanecem similares ao mês passado. De acordo com o levantamento, o indicador de evolução dos estoques registrou 50 pontos. Já o estoque efetivo, em relação ao usual, apresentou um pequeno salto, indo de 50,3 para 50,6.
Apesar disso, “o resultado revela frustração dos empresários, pois o nível de estoques se afastou do planejado”, diz o relatório.
Expectativas dos empresários diminuem em abril
Embora os indicadores apontem para um certo otimismo da indústria, a sondagem industrial revela que a expectativa do empresário diminuiu no caso da demanda e da exportação.
O otimismo em relação à demanda fechou em 57,3 pontos, enquanto para a exportação o indicador marcou 54,3. Para os dois índices, a queda foi de 0,9 pontos em relação a março.
A perspectiva é melhor no que diz respeito a compras de insumos (55,5 pontos) e empregados (52,8 pontos). Mesmo assim, os indicadores mostram recuo de 0,1 ponto em comparação ao mês anterior.
Já para as intenções de investimentos, a pesquisa mostra que o índice teve uma queda de 0,5 pontos em relação a março, fechando em 56,1 pontos.
Sondagem industrial
A sondagem industrial consiste em um levantamento, realizado pela CNI, que tem por objetivo antecipar as tendências da indústria e as perspectivas do empresário brasileiro.
Para obter esses resultados, a pesquisa considerou os depoimentos de 1.839 instalações industriais do país, sendo 458 de grande porte, 641 de médio porte e 740 de pequeno porte. As consultas foram feitas entre os dias 2 e 10 de maio deste ano.