Você deseja se tornar um empreendedor? Caso sua resposta seja afirmativa, saiba que dois requisitos para que isso aconteça são indispensáveis. É necessário ter capital e conhecimento do que se deseja fazer. Se você não dispõe desses requisitos, não desanime e nem se desespere.Um investidor-anjo pode ser a solução!. Nessa matéria, você conhecerá um investidor-anjo e saberá como ele poderá auxiliá-lo.
O que é um investidor-anjo?
Geralmente, o investidor-anjo é uma pessoa física, com larga expertise no meio comercial e empresarial e que dispõe de capital para alocá-lo em projetos inovadores e que possibilitem retorno financeiro satisfatório.
Onde e como surgiu o termo investidor-anjo?
O termo investidor-anjo foi cunhado ainda no século XX, nos idos dos anos 1920, para designar os investidores norte-americanos que financiavam peças e musicais da Broadway, assumindo os riscos, e caso o investimento desse retorno, tendo participação minoritária dentro da empresa.
Quantos investidores-anjo existem no Brasil atualmente?
Segundo a organização “Anjos do Brasil”, existem, aproximadamente, sete mil investidores anjo e que possuem disponibilidade para investimento de pelo menos R$ 50.000,00.
Conheça algumas características dos investidores-anjo:
Esse trabalho é feito por profissionais com larga expertise nas áreas pertinentes ao assunto, possuem vasto network e capital para ajudar a alavancar o projeto. Não atuam como executivos na empresa, porém exercem o papel de mentor ou conselheiro do projeto.
Seria correto afirmar que o investidor-anjo exerce uma atividade filantrópica?
O objetivo não é esse, os investidores-anjo alocam seus recursos em projetos com alto potencial de retorno e que, ao longo do tempo, trarão benefícios a sociedade, como geração de trabalho e renda. Outra meta do investidor-anjo é deixar, sempre que possível, uma contribuição importante para o desenvolvimento e aprimoramento da ciência e da tecnologia no Brasil.
Dicas valiosas para que o seu relacionamento com o investidor-anjo tenha sucesso e prosperidade:
a) Defina, de forma bem clara e transparente, com ele qual o valor do investimento que será feito e por quanto tempo.
b) Como será a participação que o investidor-anjo terá no projeto.
c) Estabeleça, de forma hierárquica, como será o relacionamento de vocês ao longo do tempo.
d) Defina cronograma de trabalho, estabeleça prazos, crie metas, objetivos de expansão, etc.
Isso tudo vai deixar o horizonte profissional da parceira mais claro e a relação entre vocês mais saudável.