O executivo Ricardo Almendra é um dos maiores especialistas em mercado imobiliário no Brasil. Há oito anos, comanda a RBR Asset, responsável pela gestão de uma série de investimentos ligados ao setor que vão muito além dos Fundos Imobiliários, inclusive com ativos fora do país.
As ideias e as visões de mercado de Ricardo Almendra vão enriquecer o FII Summit, o principal evento brasileiro sobre o setor de Fundos Imobiliários, que a EQI Investimentos promove nos dias 30 e 31 de maio, de forma online e gratuita.

Ricardo Almendra no FII Summit: mais de 20 anos de experiência
Ricardo Almendra começou sua carreira como analista financeiro da Unilever em 1998, quando ainda cursava Administração de Empresas e Economia na Fundação Getúlio Vargas. Logo depois, foi trabalhar no Credit Suisse Hedging Griffo, onde ficou por 12 anos, atuando a maior parte do tempo na área de private banking e chegando a head do setor. Ele é apontado como um dos responsáveis por um salto da instituição no mercado brasileiro.
Em seguida, Almendra passou a atuar diretamente no mercado imobiliário como CEO da Benx Incorporadora, de 2012 a 2014, e deixou a empresa para criar a RBR Asset em sociedade com Guilherme Bueno Netto, que tinha sua própria incorporadora.
Criada em 2015, a RBR Asset hoje se apresenta como uma “gestora de recursos independente, focada no mercado imobiliário e infraestrutura”, com execução de estratégias de investimentos em Incorporação, Renda, Crédito Imobiliário e Fundos Imobiliários, com ativos sob gestão no Brasil e nos EUA, estimados hoje em cerca de R$ 7,5 bilhões.
“Buscamos ser a empresa referência em investimentos imobiliários no Brasil. Nosso diferencial está na escolha correta de onde investir, de acordo com cada ciclo imobiliário”, afirma a empresa em seu site.
- FII SUMMIT: VIVENCIE A EXPERIÊNCIA DE ESTAR FRENTE A FRENTE COM OS MAIORES GESTORES DO BRASIL. FAÇA AGORA MESMO SUA INSCRIÇÃO!
Ricardo Almendra no FII Summit: investimentos no Brasil e nos EUA
A RBR Asset hoje atua como gestora em sete Fundos Imobiliários listados na B3, nas áreas de lajes corporativas, galpões logísticos e fundos de papel lastreados em títulos de crédito, além de um fundo de infraestrutura.
Além disso, a empresa ainda atua na área de incorporação e desenvolvimento imobiliário e gere quatro fundos internacionais de investimento, sendo dois deles baseados em offshores com gestão de imóveis em Nova York e outros dois que atuam com REITs (Real Estate Investment Trusts), o equivalente norte-americano aos Fundos Imobiliários.
No ano passado, a RBR lançou o RBRX11, um fundo híbrido com autorização da CVM (Comissão de Valores Imobiliários) para aquisição de ações que surpreendeu o mercado ao investir cerca de R$ 10 milhões em ações da Aliansce Sonae (ALSO3), uma das principais gestoras de shopping centers do país, logo após a fusão da companhia com a BR Malls.
À época, Almendra disse em entrevistas que estava aproveitando uma oportunidade de aquisição a um preço baixo, diante do que via como um subfaturamento do mercado de shoppings, ainda em recuperação e abaixo dos níveis pré-pandemia de covid-19. “As ações de shopping estão de graça”, disse. De lá para cá, os papeis da empresa se valorizaram em cerca de 10%. É esse tipo de visão e de experiências que o CEO da RBR Asset trará em sua participação no FII Summit.
- Aproveite e faça sua inscrição gratuita no FII Summit. Aprenda tudo sobre Fundos Imobiliários com gestores como Ricardo Almendra, um das principais autoridades do mercado de Fundos Imobiliários do Brasil