Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Quais as vantagens em investir em corretora de valores?

Quais as vantagens em investir em corretora de valores?

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

05 Out 2021 às 16:10 · Última atualização: 05 Out 2021 · 6 min leitura

Redação EuQueroInvestir

05 Out 2021 às 16:10 · 6 min leitura
Última atualização: 05 Out 2021

Investir

mindandi / Freepik

Com a popularização do mercado financeiro, muitas pessoas passaram a se interessar por investimentos. Mas o que é melhor: aplicar via corretoras ou bancos? Também é comum as pessoas perguntarem: “quais são as vantagens de investir por meio de corretoras?”

Se você está lendo este texto, é provável que também esteja pesquisando sobre “como investir melhor?”. Então, em algum momento da sua busca você chegará nessa questão. Assim, vamos entender o porquê, por exemplo, de nos EUA cerca de 95% dos investidores utilizarem uma corretora para aplicar e não os bancos.

Mas primeiro vamos entender juntos o que é uma corretora de valores mobiliários. Acompanhe!

O que é uma corretora de valores mobiliários?

A lei diz que “as Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (CTVMs) são instituições financeiras que tem como atividade principal ou acessória a intermediação de operações nos mercados regulamentados de valores mobiliários, como é o caso dos mercados de bolsa e de balcão (organizado ou não).”

Mas o que isso significa?

Com a tecnologia que possuímos hoje em dia, a instrução 505 da CVM se transforma em uma série de plataformas online nas quais o investidor pode encontrar e comparar diferentes oportunidades de investimentos, das mais conservadoras até as mais sofisticadas.

Na prática, quando um cliente de uma corretora resolve investir seu dinheiro, ele entra no site da corretora, acessa a própria conta e, a partir daí navega. Por exemplo, entre títulos de renda fixa de emissão bancária (comparando CDBs de vários bancos), cada um deles têm suas próprias especificidades de prazo e rendimento. Da mesma maneira o investidor pode ainda acessar ao homebroker a partir de seu navegador e mergulhar na bolsa de valores.

Quando ele encontra o investimento adequado ao próprio perfil e as necessidades, basta ter saldo suficiente na conta da corretora e, ao clicar no botão de confirmação, o investimento será feito. Simples assim!

Após registrar a operação (dependendo do investimento não acontece no momento da confirmação), o papel da corretora é apenas de fazer a intermediação. A relação de investimento é, a partir desse momento, direto entre o investidor e o emissor do título.

Isso é tão verdade que se a pessoa não gostar dos serviços da corretora que está usando, pode tranquilamente abrir conta em outra e transferir a custódia dos próprios investimentos.

Quais são as vantagens de investir por meio de uma corretora?

Essa necessidade de oferecer uma experiência de uso cada vez melhor para o cliente fez com que a maioria das corretoras desenvolvesse até aplicativo para celulares. Assim, o cliente pode acompanhar a própria carteira de investimentos literalmente na palma da mão!

Agora que entendemos um pouco mais sobre como funciona, vou finalmente responder à pergunta “quais são as vantagens de investir por meio de uma corretora”. Na minha opinião elas são principalmente três.

Transparência e segurança

Acessando a própria conta, o cliente da corretora tem acesso direto a uma vasta gama de oportunidades de investimento sem precisar da intervenção de um terceiro ou de um determinado saldo na conta para fazer a visualização.

Sem contar que cada ativo tem todas as informações que a lei obriga ter, sem “asteriscos escondidos” ou prometendo retornos milagrosos.

Vale lembrar que o Banco Central e a CVM monitoram de perto o trabalho das corretoras justamente para deixar o investidor mais protegido e seguro quanto possível.

Essa transparência em visualizar as oportunidades vale também quando falamos da carteira de investimentos. Todas as corretoras utilizam “painéis de controle” bem claros onde o cliente consegue entender o andamento dos próprios investimentos de maneira muito simples.

Outro ponto importante que vale ressaltar é que quando o cliente da corretora abre sua conta, ele a vincula a uma conta bancária de sua própria titularidade. Isso faz com que, quando ele for sacar os próprios recursos que estão no saldo da corretora, ele possa facilmente transferir seu dinheiro para a sua conta bancária e voltar a dispor dele.

Melhores rendimentos

“A concorrência gera benefícios para os clientes”. Essa frase vale mais ainda no caso das corretoras.

A possibilidade que o cliente tem para comparar de forma fácil as várias oportunidades de investimentos faz com que os emissores dos títulos (que queiram entrar na plataforma e se destacar) necessariamente ofereçam condições cada vez mais favoráveis para o cliente.

Sem contar que as corretoras, buscando aumentar o leque de ofertas de investimentos, permitiram que o grande público tenha acesso a oportunidades que antes somente investidores com capitais maiores ou com maior conhecimento de mercado tinham acesso.

Isenção de taxas e tarifas

Diferentemente do que ocorre em uma instituição bancária, geralmente não há cobrança de taxas para abrir e manter uma conta em uma corretora.

Além disso, uma série de taxas referentes a algumas operações simplesmente não são cobradas.

Isso é um grande benefício que as corretoras oferecem ao mercado em contraposição aos bancos.

Qual o trabalho de um Agente Autônomo de Investimentos?

Para garantir que os clientes das corretoras sempre fiquem a par das melhores oportunidades do mercado e tenham um acompanhamento personalizado, a CVM regulamentou o trabalho do Agente Autônomo de Investimento.

Agente Autônomo de Investimentos é a pessoa natural que atua na prospecção e captação de clientes, na recepção e registro de ordens e transmissão dessas ordens para os sistemas de negociação ou de registro cabíveis; e prestação de informações sobre os produtos oferecidos e sobre os serviços prestados pela instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários pela qual tenha sido contratado.

O trabalho de um AAI é acharmos clientes (como qualquer outro negócio obviamente) que comecem a investir por meio da corretora a qual nos vinculamos.

Vale ressaltar a importância do 2º trecho da instrução da CVM, no qual fala de recepção e registro de ordens, já que uma das tarefas é manter o investidor sempre a par das melhores oportunidades de investimento com a prestação de informações sobre os produtos oferecidos. Mas é o investidor que decide onde investir e quais riscos correr.

Porque investir com acompanhamento profissional é tão importante?

Estamos aqui para ajudar os clientes: acompanhar de forma ativa a carteira de investimentos deles. Além disso, o profissional os mantem atualizados sobre tudo que acontece no cenário econômico e político nacional e internacional.

Por isso, é importante explicar o que cada ativo financeiro traz de retorno e quais são os riscos envolvidos. No entanto, o cliente é soberano e é ele quem deve decidir pela alocação dos seus recursos.

Ainda como fala a instrução 497 da CVM, é proibido um AAI receber numerários de clientes ou em nome de clientes, ou a eles entregar por qualquer razão, inclusive a título de remuneração pela prestação de quaisquer serviços, numerário, títulos ou valores mobiliários.

“Traduzindo”, é proibido a um AAI receber dinheiro do cliente pela prestação dos serviços prestados.

Na  EQI Investimentos, você pode investir aconselhado por um assessor. Preencha o formulário abaixo para conversar com o profissional.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias