Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Proteção Patrimonial: tudo o que você precisa saber

Proteção Patrimonial: tudo o que você precisa saber

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

16 Mai 2022 às 11:39 · Última atualização: 24 Jun 2022 · 3 min leitura

Redação EuQueroInvestir

16 Mai 2022 às 11:39 · 3 min leitura
Última atualização: 24 Jun 2022

ilustração com guarda-chuva protegendo notas e moedas

Reprodução/Pixabay

“De nada adianta construir riqueza se não conseguirmos proteger e dar sustentabilidade a ela”. Ouvi esta frase há algum tempo e acredito que esta afirmação é realmente uma máxima no mundo dos negócios. E não só!

Passamos uma vida inteira trabalhando para perpetuar o nosso patrimônio e para garantir liberdade e independência financeira. Investimos, reservamos… Mas protegemos?

Não existem milagres nem segredos: todos estamos sujeitos e vulneráveis a uma crise e a pandemia de Covid-19 veio nos mostrar isso com toda a sua potência. Este é apenas um exemplo entre tantos outros, que não precisam ser necessariamente globais, como vamos ver a seguir.

Por esta razão, acredito que torna-se cada vez mais importante falarmos em Proteção Patrimonial.

Mas afinal, o que é Proteção Patrimonial?

Proteção patrimonial significa preservar o patrimônio familiar utilizando mecanismos jurídicos e administrativos que podem ser executados para dar guarida ao patrimônio familiar e empresarial. São medidas legais que garantem, em um possível momento de dificuldade, que os bens patrimoniais não sejam atingidos ou que sejam afetados com o menor impacto possível, bem como:

  • Garantia da sustentabilidade do negócio;
  • Minimizar os gastos com impostos e tributos;
  • Segurança familiar a longo prazo;
  • Diminuir os riscos da atividade empresarial e potenciar o crescimento do negócio.

ilustração com computador com botão de save money e pilha de dólares

Riscos em ter o patrimônio desprotegido

Como Assessor Patrimonial, busco sempre entender as necessidades dos meus clientes, com o intuito de possibilitar soluções inteligentes e viáveis para manter, administrar e valorizar o patrimônio, sempre com foco na proteção.

Quando falamos em Proteção Patrimonial, estamos antevendo e antecipando possíveis situações que possam colocar este patrimônio em risco.

E se falamos em risco e em gestão de risco, é por que eles existem. E podem ser de naturezas diferentes e afetar toda uma estrutura patrimonial, caso não haja uma gestão preventiva e de salvaguarda.

Não somente os grandes empresários e as empresas de maior capital estão sujeitos a problemas jurídicos e administrativos. As pequenas e médias empresas, bem como os seus empresários (as) também devem estar atentos a essas medidas e mecanismos no caso de:

Disputas familiares, sucessórias e matrimoniais

Costumo sempre dizer que uma empresa é uma entidade a par e precisa se manter independente das questões de sócios.

O mesmo vale para situações de disputas familiares e matrimoniais.

O planejamento e a gestão estratégica são algumas das ferramentas da Proteção Patrimonial que irão garantir, nestes processos, que a empresa tenha uma reserva financeira para esses fins, sem que haja a necessidade da sua descapitalização.

Questões fiscais e tributárias

Sabemos que a gestão tributária e fiscal de uma empresa está sujeita a multas em casos de erros ou enganos, ainda que de forma involuntária. Por essa razão, o acompanhamento de um especialista neste tema é crucial.

Questões trabalhistas

Ainda que a reforma nas leis do trabalho garantam mais segurança nas relações entre empresários (as) e colaboradores (as), essas questões continuam passíveis de atrito. Ações desta natureza podem desestabilizar a economia da empresa e afetar diretamente os bens patrimoniais.

Como implementar a Proteção Patrimonial?

A Assessoria Patrimonial é um serviço completo, com soluções integrais e complementares para a proteção de bens e patrimônio. É o assessor patrimonial o responsável por estudar, planejar e perceber as melhores estratégias de acordo com o perfil e as necessidades do cliente.

Existem diversos instrumentos para realização da Proteção Patrimonial, entre eles soluções jurídicas, previdenciárias e securitárias, mas tudo irá depender das características e particularidades de cada um.

Por Allan Teixeira, Assessor Patrimonial na EQI Investimentos – siga no Instagram, Linkedin e Facebook

  • Vista a importância da Proteção Patrimonial por motivos distintos, contamos com uma assessoria multidisciplinar que poderá indicar e orientar para as melhores soluções. Para mais informações, basta contatar alguns dos nossos assessores (as). Clique aqui e preencha o formulário.

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias