Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
BTG (BPAC11) vê prévia do PMI dos EUA decepcionante

BTG (BPAC11) vê prévia do PMI dos EUA decepcionante

O banco do BTG (BPAC11) avaliou como decepcionante a prévia do PMI dos Estados Unidos referente a agosto. Os dados mostraram que o PMI de Serviços foi de 44,1 pontos contra 49,8 de consenso e 47,3 anterior; já o PMI Industrial atingiu 51,3 pontos contra consenso de 51,8 e 52,2 anterior; enquanto isso, o PMI Composto chegou a 45 pontos contra 47,7 anterior.

Para o banco de investimentos, a prévia do PMI americano, termômetro mais atualizado da atividade econômica, apresentou deterioração em suas leituras. O PMI Composto (que agrega indústria e serviços) recuou para 45 pontos, menor nível desde maio de 2020.

“A surpresa negativa ficou concentrada na leitura de Serviços, explicada pelo arrefecimento da demanda em meio a uma deterioração da confiança dos consumidores e inflação elevada. Além disso, as perspectivas de um consumo mais fraco já têm provocado uma reavaliação da produção e da força de trabalho necessária para os próximos meses. O índice de emprego registrou o menor ritmo de expansão de 2022”, registrou o banco.

PMI: produção de manufatura recua para menor patamar em 26 meses

O indicador Produção de Manufatura recuou para 49,3 pontos, menor patamar em 26 meses, sinalizando arrefecimento da produção industrial e contribuindo para a leitura negativa, conforme observou o banco.

Com isso, a perspectiva, a despeito do dado bastante abaixo do esperado, a perda de ímpeto da atividade econômica já era esperada pelo banco, liderada por uma menor contribuição do consumo de bens e do setor industrial, influenciado pelo aperto das condições financeiras e aumento dos preços.

Publicidade
Publicidade

“Por sua vez, ressaltamos que o PMI, especialmente de Serviços, tem transmitido sentimento diferente do ISM (indicador mais importante que o PMI), que ainda mostra certa resiliência da economia, em linha com os indicadores de varejo e indústria divulgados na última semana”, avalia o BTG,

O BTG lembrou que na próxima sexta-feira (26) a divulgação dos dados de gastos pessoais reais que, espera-se, devem voltar para o patamar positivo em meio a queda dos índices de inflação mensais, podendo fortalecer as expectativas de um PIB positivo no 3TRI22. “É importante pontuar que esperamos um crescimento de 1,5% em 2022 e de 1% para o próximo ano”, completou o banco.

Quer saber mais sobre PMI e como investir melhor? Preencha o cadastro que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato.