Café
Home
Notícias
Economia
BTG (BPAC11) vê prévia do PMI dos EUA decepcionante

BTG (BPAC11) vê prévia do PMI dos EUA decepcionante

O banco do BTG (BPAC11) avaliou como decepcionante a prévia do PMI dos Estados Unidos referente a agosto. Os dados mostraram que o PMI de Serviços foi de 44,1 pontos contra 49,8 de consenso e 47,3 anterior; já o PMI Industrial atingiu 51,3 pontos contra consenso de 51,8 e 52,2 anterior; enquanto isso, o PMI […]

O banco do BTG (BPAC11) avaliou como decepcionante a prévia do PMI dos Estados Unidos referente a agosto. Os dados mostraram que o PMI de Serviços foi de 44,1 pontos contra 49,8 de consenso e 47,3 anterior; já o PMI Industrial atingiu 51,3 pontos contra consenso de 51,8 e 52,2 anterior; enquanto isso, o PMI Composto chegou a 45 pontos contra 47,7 anterior.

Para o banco de investimentos, a prévia do PMI americano, termômetro mais atualizado da atividade econômica, apresentou deterioração em suas leituras. O PMI Composto (que agrega indústria e serviços) recuou para 45 pontos, menor nível desde maio de 2020.

“A surpresa negativa ficou concentrada na leitura de Serviços, explicada pelo arrefecimento da demanda em meio a uma deterioração da confiança dos consumidores e inflação elevada. Além disso, as perspectivas de um consumo mais fraco já têm provocado uma reavaliação da produção e da força de trabalho necessária para os próximos meses. O índice de emprego registrou o menor ritmo de expansão de 2022”, registrou o banco.

PMI: produção de manufatura recua para menor patamar em 26 meses

O indicador Produção de Manufatura recuou para 49,3 pontos, menor patamar em 26 meses, sinalizando arrefecimento da produção industrial e contribuindo para a leitura negativa, conforme observou o banco.

Com isso, a perspectiva, a despeito do dado bastante abaixo do esperado, a perda de ímpeto da atividade econômica já era esperada pelo banco, liderada por uma menor contribuição do consumo de bens e do setor industrial, influenciado pelo aperto das condições financeiras e aumento dos preços.

Publicidade
Publicidade

“Por sua vez, ressaltamos que o PMI, especialmente de Serviços, tem transmitido sentimento diferente do ISM (indicador mais importante que o PMI), que ainda mostra certa resiliência da economia, em linha com os indicadores de varejo e indústria divulgados na última semana”, avalia o BTG,

O BTG lembrou que na próxima sexta-feira (26) a divulgação dos dados de gastos pessoais reais que, espera-se, devem voltar para o patamar positivo em meio a queda dos índices de inflação mensais, podendo fortalecer as expectativas de um PIB positivo no 3TRI22. “É importante pontuar que esperamos um crescimento de 1,5% em 2022 e de 1% para o próximo ano”, completou o banco.

Quer saber mais sobre PMI e como investir melhor? Preencha o cadastro que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato.