Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PIB da Zona do Euro sobe 0,6% no 2TRI ante consenso de 0,7%; veja inflação no Reino Unido

PIB da Zona do Euro sobe 0,6% no 2TRI ante consenso de 0,7%; veja inflação no Reino Unido

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro subiu 0,6% no segundo trimestre de 2022 na comparação com o trimestre imediatamente anterior. O resultado veio abaixo do consenso de mercado, cuja expectativa estava pautada em uma alta de 0,7%. Os dados são do Eurostato e foram divulgados na manhã desta quarta-feira (17). De acordo […]

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro subiu 0,6% no segundo trimestre de 2022 na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

O resultado veio abaixo do consenso de mercado, cuja expectativa estava pautada em uma alta de 0,7%. Os dados são do Eurostato e foram divulgados na manhã desta quarta-feira (17).

De acordo com o levantamento, na comparação anual a expansão do bloco europeu foi de 3,9% entre abril e junho, um pouco menor do que o cálculo inicial, e menor também em relação a projeção do mercado, pautada em alta de 4%.

A Eurostat é a agência de estatísticas europeia, e a Região é composta por 19 países.

Imagem mostra o emblema da zona do euro.

PIB da Zona do Euro

Ainda de acordo com o levantamento, o emprego na zona do euro aumentou 0,3% em relação ao trimestre anterior, com alta de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Publicidade
Publicidade

Os números são considerados razoavelmente bons, mesmo levemente abaixo das projeções, principalmente por conta da guerra no Leste e seus efeitos, como a escalada dos preços de alimento e energia por toda a Europa.

Com este panorama, boa parte dos economistas diz acreditar que o resultado de hoje foi o último balanço positivo, e os demais, à frente, possivelmente virão negativos.

Inflação no Reino Unido

A inflação no Reino Unido subiu 10,1% em julho na comparação anual com o ano anterior marcando a maior taxa em mais de 40 anos.

Trata-se da elevação de preços mais rápida registrada em um dos países do G7, desde o início da atual pressão inflacionária. O índice subiu acima da previsão dos analistas, que era de 9,8%.

Conforme o levantamento, na comparação mensal, julho versus junho, os preços subiram 0,6%, acima da previsão de alta de 0,4%. O núcleo do CPI avançou 6,2% na comparação anual, enquanto a expectativa era de 6,0%.

Com este cenário de pano de fundo, a consultoria Capital Economics destacou que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) acima do esperado deve reforçar aperto da política monetária do Banco da Inglaterra.

Para a consultoria, o banco central inglês deve subir a taxa de juros em 50 pontos base ao invés dos 25pb que eram esperados.

  • Quer saber mais sobre o PIB da zona do euro e aprender a investir? Clique aqui!