A Petrobras (PETR3; PETR4) discute com o governo fim do PPI, que é o mecanismo adotado em 2016 para a paridade nos preços de combustíveis no Brasil alinhados com petróleo no mercado internacional, pelo menos no desenho que ele está concebido hoje.
Segundo informação do jornal O Globo, estaria na mira o fim do cálculo 100% feito com base no petróleo e em dólar. A proposta que estaria sendo discutida é que as contas levem em consideração 85% com base nos custos de produção nacional e mais 15% indexados à cotação internacional. Com isso, espera-se que as flutuações do dólar e do barril internacional tenham impactos menos intensos no mercado nacional.
Petrobras (PETR3; PETR4) discute com governo fim da PPI: colchão foi sugerido por Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu uma espécie de “colchão” para mexer no preço dos combustíveis. Este “colchão”, segundo ele, seria uma contribuição da estatal no desenho que o governo busca para reonerar os combustíveis.
Também disse que a participação da companhia respeitará o Preço de Paridade Internacional (PPI) e ocorrerá dentro da política de preços.
Ou seja, esse “colchão” permite diminuir ou elevar o preço dos combustíveis, e pode ser utilizado. Essa pode ser uma contribuição [da Petrobras]”, explicou ele, no dia 28 de fevereiro.
Você leu que a Petrobras (PETR3; PETR4) discute com o governo fim do PPI. Quer investir melhor e com assertividade? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato