Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Perfis
Notícias
Javier Milei é capa de junho da revista Time

Javier Milei é capa de junho da revista Time

A edição de junho da revista americana Time destaca o presidente argentino Javier Milei, que completará seis meses de governo no dia 10 do próximo mês. Em uma matéria especial, a revista afirma que Milei pode ser o chefe de Estado mais excêntrico do mundo.

A ascensão improvável de um autodenominado “anarco-capitalista” reflete a força de um movimento populista de direita que tem conquistado eleições em todo o mundo nos últimos anos. Semelhante aos seus pares na Itália, Hungria, Brasil, Peru, Estados Unidos e Índia, Milei prometeu desmantelar um estado corrupto governado por elites obscuras.

Deixe tudo explodir, deixe a economia explodir e leve consigo toda essa casta política de lixo”, disse ele durante a campanha.

Leia também:

Presidente da Argentina Javier Milei estampa capa da revista Time de junho. — Foto: Reprodução/TIME

Política de Milei

Desde que assumiu o cargo, Milei, 53 anos, congelou projetos de obras públicas, desvalorizou o peso em mais de 50% e anunciou planos para despedir mais de 70 mil funcionários públicos. Até agora, ele observa sinais de que sua “terapia de choque” econômica está funcionando. A inflação desacelerou por quatro meses consecutivos, e o Fundo Monetário Internacional elogiou o progresso “impressionante” da Argentina.

Em um discurso à nação no dia 23 de abril, Milei celebrou o “milagre econômico” do primeiro superávit orçamentário trimestral do país desde 2008. “A Argentina se tornará um modelo de como transformar um país em uma nação próspera”, disse ele na reportagem da Time.

A matéria ainda destaca que apesar da promessa de Milei de que a “casta política” suportaria o peso, suas medidas de austeridade têm impactado os argentinos comuns. A taxa de inflação anual ainda se mantém em quase 300%, uma das mais altas do mundo.

As ações de Milei – reduzindo a assistência federal, os subsídios para transporte e energia, e abolindo os controles de preços – resultaram em um aumento significativo no custo de vida. Mais de 55% dos argentinos agora estão vivendo na pobreza, em comparação com 45% em dezembro.

“Todos sabiam que o custo seria enorme”, afirma a ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Diana Mondino, uma conselheira próxima. “O que estamos vivenciando ninguém gosta. Mas não há outro jeito.”

Estados Unidos e Argentina

Nas redes sociais, o presidente celebrou sua aparição na capa da Time, escrevendo: “Um fenômeno local”.

Em outro trecho da entrevista, o presidente afirmou considerar os EUA um “aliado estratégico”, mas optou por não comentar sobre a disputa entre o atual presidente americano, Joe Biden, e o ex-presidente Donald Trump. Apesar de sua afinidade ideológica com Trump, Milei declarou ter “excelentes relações” com o governo do democrata e muitos de seus funcionários.

A matéria também destaca que o argentino buscou inspiração internacional durante a campanha eleitoral ao prometer “fazer a Argentina grande novamente”, uma referência ao slogan usado por Trump.

Você leu sobre Milei é capa da revista Time. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!