Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
O que é choque de demanda? Entenda o conceito

O que é choque de demanda? Entenda o conceito

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

06 Dez 2021 às 11:06 · Última atualização: 06 Dez 2021 · 3 min leitura

Redação EuQueroInvestir

06 Dez 2021 às 11:06 · 3 min leitura
Última atualização: 06 Dez 2021

Tesouro anuncia divida pública federal maior em 2,03%

Shutterstock

O choque de demanda é o deslocamento da curva de demanda agregada para a esquerda ou para a direita. O seu movimento é o resultado de alterações na preferência dos consumidores. 

Em economia, a teoria elementar da demanda é definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que o consumidor deseja consumir durante um período do tempo. Em via de regra, quanto menor for o preço de um produto, maior será a vontade do consumidor de comprá-lo. Claro que, na teoria da demanda, há elementos mais complexos para explicar, mas basicamente essa é a sua essência. 

A demanda agregada (DA) é a soma total de mercadorias e serviços disponíveis na economia de um país ou região em determinado período do tempo. A teoria econômica explica que a DA constitui-se nas despesas de bens e serviços, investimentos, gastos governamentais e exportações (que deve ser subtraída do nível de importações).

O choque de demanda pode ser explicado pelos efeitos temporários que ela provoca, como a taxa de desemprego, que diminui o desejo de consumir das famílias. Um deslocamento da DA pode causar um forte desequilíbrio com a oferta, que é a vontade de produzir mercadorias e serviços dos empresários, resultando em fortes alterações no preço. 

Entendendo melhor a demanda agregada

Como explicamos anteriormente, a demanda agregada é o resultado do desejo de consumir mercadorias e serviços de toda a sociedade. Como há uma relação inversa entre preço e quantidade, a curva de demanda tem uma inclinação negativa. Enquanto que a curva de oferta tem uma inclinação positiva. 

O encontro entre as duas curvas, chamado de ponto de intersecção, é caracterizado como o ponto de equilíbrio entre a produção, a demanda e o preço. Em um mundo ideal, o ponto de intersecção representa a estabilidade em uma economia. 

Como a demanda agregada é o resultado de todo o consumo da sociedade, ela tem quatro componentes, que são o consumo, investimento, gastos governamentais e exportações (lembrando que deve ser subtraído o número de importações. 

Qualquer alteração em um desses componentes, altera o nível de DA. Assim, eles são responsáveis pelo deslocamento da demanda agregada.

O que provoca o choque de demanda?

Como foi dito anteriormente, o deslocamento da curva de demanda agregada é provocada por alterações no consumo, investimentos, gastos públicos e exportações líquidas. 

Quando há um aumento desses componentes, a curva se desloca para a direita. Agora, se há uma diminuição desses componentes, a curva se desloca para a esquerda. 

Claro que as alterações na curva devem provocar um desequilíbrio com a oferta agregada. Logo, as empresas devem realizar uma nova política de preços para reequilibrar o mecanismo econômico. 

Basicamente, o choque de demanda pode ser provocado por alterações políticas ou por fatores naturais, como desastres, pandemia, mudança climática, dentre outros.

Por exemplo, um aumento de gastos governamentais para políticas sociais desloca a curva de demanda para a direita. Por outro lado, o aumento de impostos inibe a quantidade de investimentos e consumo, portanto a curva se desloca para a esquerda.

Diante disso, os fatores políticos influenciam diretamente na renda da população e, consequentemente, no seu consumo.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias