Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
TikTok fecha acordo nos EUA com Oracle, Silver Lake e fundo de Abu Dhabi

TikTok fecha acordo nos EUA com Oracle, Silver Lake e fundo de Abu Dhabi

O futuro do TikTok nos Estados Unidos ganhou novos contornos após a definição de um acordo que deve garantir a continuidade do aplicativo no país. Segundo informações do portal CNBC, a Oracle, a gestora Silver Lake e a MGX, de Abu Dhabi, serão os principais investidores no TikTok USA, controlando juntas cerca de 45% da operação.

A ByteDance, controladora chinesa da plataforma, ficará com 19,9% do capital, enquanto os 35% restantes serão divididos entre investidores atuais e novos acionistas. Entre os patrocinadores da ByteDance que devem aportar recursos na nova estrutura estão General Atlantic, Susquehanna e Sequoia Capital.

O presidente Donald Trump deve assinar uma ordem executiva apoiando a transação. O movimento acontece em meio ao ultimato imposto por lei federal que obrigava a ByteDance a vender os negócios do TikTok nos EUA ou encerrar suas atividades no país. O prazo para o desinvestimento, inicialmente mais curto, foi estendido até 16 de dezembro após uma decisão do próprio Trump.

Algoritmo do TikTok preocupava congressistas

A medida conta com apoio bipartidário no Congresso, que manifestou preocupação com a segurança nacional e o algoritmo de recomendação da plataforma. O novo TikTok USA terá um conselho majoritariamente composto por executivos americanos, com a Oracle responsável pela supervisão da área de segurança.

O acordo não prevê participação acionária do governo federal, tampouco a chamada golden share, segundo a CNBC. Trump ainda mencionou a possibilidade de nomes de peso do setor privado, como Rupert Murdoch, Lachlan Murdoch, Larry Ellison (Oracle) e Michael Dell (Dell Technologies), participarem do projeto.

Publicidade
Publicidade

Além disso, o bilionário Jeff Yass, investidor da ByteDance por meio da Susquehanna e sócio da rede social Truth Social, ligada ao próprio Trump, também terá papel relevante nos desdobramentos da operação.

Com o acerto, o TikTok tenta afastar o risco de banimento nos EUA e assegurar sua posição como uma das principais plataformas de mídia social no país.