O TikTok será banido nos EUA? Os Estados Unidos estão pressionando a ByteDance, a gigante chinesa por trás da rede social TikTok, para vender suas operações no país ou enfrentar um possível banimento do aplicativo.
No entanto, é improvável que a China concorde com essa venda, o que complica ainda mais a situação.
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou na quarta-feira (13) um projeto de lei exigindo que a ByteDance se desfaça do TikTok dentro de seis meses para que o aplicativo permaneça disponível nos Estados Unidos. No entanto, essa legislação ainda precisa ser aprovada pelo Senado.
TikTok banido nos EUA: rede social é ameaça?
Os Estados Unidos há muito tempo argumentam que o TikTok representa uma ameaça à segurança nacional, devido ao potencial acesso dos dados dos americanos pelo governo chinês.
Além disso, há preocupações sobre os supostos laços do aplicativo com o Partido Comunista Chinês também são levantadas.
No entanto, é pouco provável que o governo chinês aprove a venda das operações do TikTok nos EUA, mesmo que o projeto de lei seja aprovado. A China já se opôs fortemente a medidas semelhantes no passado e provavelmente continuará a fazê-lo.
Além disso, a complexidade da tecnologia por trás do TikTok, especialmente seu algoritmo exclusivo, torna uma venda ainda mais difícil.
A transferência desse algoritmo teria que ser aprovada pela China, o que parece altamente improvável. Sem essa tecnologia essencial, é incerto se uma venda do TikTok nos EUA poderia avançar.
Trump preocupado com TikTok
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump levantou preocupações sobre a possibilidade de proibição do TikTok nos EUA.
Trump escreveu na TruthSocial, sua rede social: “Se você se livrar do TikTok, o Facebook dobrará seus negócios”. Ele acrescentou que não quer que a Meta (META; $M1TA34), de Mark Zuckerberg “se saia melhor”.
“Sem o TikTok, você pode tornar o Facebook maior, e considero o Facebook um inimigo do povo”, disse Trump.
“Acredito que o Facebook foi muito ruim para o nosso país, especialmente quando se trata de eleições”, acrescentou.
Em 2020, a gestão de Donald Trump tentou, sem sucesso, remover o TikTok das lojas de aplicativos nos Estados Unidos. Posteriormente, ele ordenou que a ByteDance alienasse a rede social do país dentro de 90 dias — o que não aconteceu.
No mesmo ano, Trump propôs a proibição do WeChat, também de propriedade chinesa, mas foi bloqueado pelos tribunais.
Ex-secretário do Tesouro quer comprar TikTok
A notícia mais recente sobre o caso é da CNBC, que aponta que o ex-secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, está montando um grupo de investidores para tentar comprar o TikTok.
“É um ótimo negócio e vou montar um grupo para comprar o TikTok”, afirmou.
Mnuchin lidera a Liberty Strategic Capital, que tem como sócio limitado o SoftBank Vision Fund, que investiu na ByteDance em 2018.
Você leu sobre que o TikTok pode ser banido nos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!