A rede de supermercados espanhola Dia anunciou nesta sexta-feira (31) um acordo com a MAM Asset Management para vender seus negócios no Brasil. Segundo a empresa, essa operação resultará no desinvestimento total no país, permitindo que o Dia foque em seus mercados mais rentáveis na Espanha e Argentina.
A transação terá um valor simbólico de 100 euros, e o Dia se comprometeu a injetar 39 milhões de euros para apoiar a recuperação judicial das operações brasileiras. No entanto, a efetivação da operação ainda depende da obtenção da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos pelo Grupo Dia.
Supermercados Dia estava em recuperação judicial
De acordo com a empresa, a venda das operações no Brasil é resultado de uma série de resultados negativos que culminaram com o pedido de recuperação judicial em março. No primeiro trimestre, o Dia registrou 161,3 milhões de euros em vendas no Brasil, uma queda de 11,8% em comparação ao ano anterior, encerrando março com 587 lojas.
A companhia havia anunciado um plano para fechar 343 lojas e três centros de distribuição, visando trazer maior estabilidade à sua operação. O Supermercados Dia calcula que essa operação terá um impacto negativo de 101 milhões de euros em seus resultados.