Na última semana de janeiro, o Brazil Journal noticiou que Nubank (NU; $ROXO34) tem um plano de ter uma sede única em São Paulo, ao invés de três escritórios espalhados pela cidade.
Segundo informações divulgadas pelo Brazil Journal na última semana de janeiro, a fintech planeja consolidar suas operações em um único prédio, em vez de manter os três escritórios que atualmente possui espalhados pela cidade.
A publicação informa que o fundador da fintech David Vélez quer instalar a nova sede do Nubank em um “prédio icônico, chamativo o suficiente para que os transeuntes parem para tirar fotos, em linha com o perfil da marca, que tem uma comunidade de fãs”.
Ainda que a Faria Lima seja o centro do mercado financeiro, Vélez não tem a intenção de montar a sede do banco na região.
Diante dessa possibilidade, surgiu uma onda de especulação sobre de onde seria a nova sede do Nubank. O colunista do UOL Raul Juste Flores, especializado em arquitetura e urbanismo, argumenta que a decisão do Nubank poderia redefinir o mapa da cidade, especialmente se a sede fosse instalada no centro histórico de São Paulo.
Em sua análise, Flores sugere que uma eventual mudança para a região do Vale do Anhangabaú ou da Praça da Bandeira poderia impulsionar a economia local e acelerar a revitalização do centro. “Imagine 8 mil funcionários do Nubank espalhados nas quatro torres do Vale do Anhangabaú, vizinhas ao Municipal e à prefeitura. Ou em um prédio novo, vanguarda sem pudor, em uma plataforma sobre a Praça da Bandeira”, escreveu o colunista.
O urbanista também destaca que a presença da empresa poderia fortalecer o comércio local, aumentando a demanda por restaurantes, bares e serviços.
Além disso, ele ressalta a facilidade de acesso ao centro, que conta com diversas estações de metrô e uma infraestrutura de transporte público mais consolidada do que outras regiões da cidade.
Apesar das projeções otimistas sobre a sede do Nubank ser no centro de São Paulo, não há qualquer confirmação de que a fintech escolherá o centro como sua nova casa.
Outras possibilidades estão sendo analisadas, como a Vila Leopoldina, onde a empresa já possui um escritório.
O bairro, que tem atraído empresas interessadas em alternativas mais acessíveis à Faria Lima, ainda tem alguns problemas a serem resolvidos, como restrições urbanísticas e infraestrutura limitada.
Mesmo com isso, há um novo Plano de Intervenção Urbana (PIU), previsto para ser implementado em breve pela Prefeitura de São Paulo, que pode aumentar o potencial construtivo da região, facilitando a instalação de novas empresas, como a nova sede do Nubank.
Você leu sobre Nubank. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!