Na última terça-feira (20), foi anunciada uma mudança na presidência do Nubank (NU; $ROXO34), marcando mais uma etapa das transformações recentes na alta gestão da fintech. Youssef Lahrech, que ocupava o cargo de presidente executivo e diretor de Operações, está deixando suas funções após mais de cinco anos na companhia.
Apesar da saída do cargo, Lahrech não se desvinculará completamente da Nu Holdings, controladora do banco digital. Segundo comunicado oficial, ele seguirá como observador permanente no comitê de auditoria e riscos do conselho de administração e atuará como consultor estratégico nas áreas de crédito.
CEO David Vélez assume operações após mudança na presidência do Nubank
Com a saída de Lahrech, David Vélez, CEO e fundador do Nubank, passará a acumular também as responsabilidades operacionais da empresa. A alteração ocorre em um momento estratégico para a instituição, que vem ampliando sua atuação na América Latina e registrando valorização de suas ações no mercado financeiro.
De acordo com a agência de notícias Bloomberg, a decisão surpreendeu o mercado, especialmente porque Lahrech participou da teleconferência de resultados do primeiro trimestre apenas uma semana antes do anúncio. Em março, o Nubank havia informado que ele lideraria as operações globais da empresa, enquanto Vélez reassumiria o comando da equipe executiva.
A mudança na presidência do Nubank acontece poucos dias após a fintech confirmar a entrada de Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central (BC), como membro do conselho de administração e diretor da empresa, a partir de julho. Em 2024, o banco digital já teve a saída de três executivos de alto escalão, marcando uma fase de renovação em sua estrutura de liderança.
Outro fato relevante foi divulgado em 15 de maio: a Berkshire Hathaway (BRK-B; $BERK34), empresa de investimentos de Warren Buffett, anunciou a venda de sua participação no Nubank. A gestora havia investido na companhia antes mesmo da abertura de capital em 2021.
Youssef Lahrech entrou no Nubank em 2020 como Chief Operating Officer (COO) e assumiu também o cargo de presidente executivo em 2022. Antes disso, construiu uma carreira de 19 anos na Capital One Financial Corp, com passagens pelo Canadá e Estados Unidos.
Leia também: