A gestora Latache, especializada em investimentos em empresas em situação financeira delicada, está interessada em assumir o controle da Oncoclínicas ($ONCO3).
Segundo informações do Broadcast, a Latache fez uma proposta para adquirir a fatia de 20,76% do Goldman Sachs (GS; $GSGI34) na empresa de saúde, mas o banco recusou a oferta.
A Latache, comandada por Renato Azevedo, já detém 10,19% da Oncoclínicas. Caso conseguisse comprar a parte do Goldman Sachs, o plano seria adquirir também os 19,90% pertencentes ao Banco Master, chegando a aproximadamente 51% de participação – o suficiente para ter o controle da companhia.
A proposta inicial ao Goldman Sachs foi feita em dezembro de 2023, com um valor de R$ 4,30 por ação, representando um ágio superior a 70% sobre o preço da época, que girava em torno de R$ 2,50. O plano previa ainda um prêmio adicional para os vendedores, baseado na valorização futura das ações sob um novo comando.
Oposição do Goldman Sachs e alternativas
Mesmo com uma oferta acima do valor de mercado, o Goldman Sachs rejeitou a proposta e, desde então, busca outra forma de sair da Oncoclínicas.
Segundo a Coluna do Broadcast, o banco está tentando estruturar uma operação no mercado de derivativos chamada “total return swap”. Nesse modelo, outro investidor compraria as ações e firmaria um contrato com o Goldman, permitindo que o banco americano se desvincule formalmente da sociedade, mas ainda mantenha exposição às variações dos papéis.
Enquanto isso, a Latache não desistiu e segue comprando ações da empresa no mercado aberto. O estatuto social da Oncoclínicas possui uma cláusula conhecida como “poison pill“, que obriga qualquer investidor que ultrapasse 15% de participação a lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para os demais acionistas.
O Broadcast cita que fontes ligadas ao caso afirmam que a Latache estaria disposta a seguir com a OPA, caso consiga avançar na compra de participações de outros sócios.
Leia também:
- Dasa (DASA3) nega negociação com Oncoclínicas (ONCO3) para possível fusão
- Oncoclínicas (ONCO3) anuncia aquisição da UOCP, de oncologia
Você leu sobre Oncoclínicas. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!