Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Latache busca controle da Oncoclínicas (ONCO3), mas tem resistência do Goldman Sachs

Latache busca controle da Oncoclínicas (ONCO3), mas tem resistência do Goldman Sachs

A gestora Latache, especializada em investimentos em empresas em situação financeira delicada, está interessada em assumir o controle da Oncoclínicas ($ONCO3). 

Segundo informações do Broadcast, a Latache fez uma proposta para adquirir a fatia de 20,76% do Goldman Sachs (GS; $GSGI34) na empresa de saúde, mas o banco recusou a oferta.

A Latache, comandada por Renato Azevedo, já detém 10,19% da Oncoclínicas. Caso conseguisse comprar a parte do Goldman Sachs, o plano seria adquirir também os 19,90% pertencentes ao Banco Master, chegando a aproximadamente 51% de participação – o suficiente para ter o controle da companhia.

A proposta inicial ao Goldman Sachs foi feita em dezembro de 2023, com um valor de R$ 4,30 por ação, representando um ágio superior a 70% sobre o preço da época, que girava em torno de R$ 2,50. O plano previa ainda um prêmio adicional para os vendedores, baseado na valorização futura das ações sob um novo comando.

Oposição do Goldman Sachs e alternativas

Mesmo com uma oferta acima do valor de mercado, o Goldman Sachs rejeitou a proposta e, desde então, busca outra forma de sair da Oncoclínicas. 

Segundo a Coluna do Broadcast, o banco está tentando estruturar uma operação no mercado de derivativos chamada “total return swap”. Nesse modelo, outro investidor compraria as ações e firmaria um contrato com o Goldman, permitindo que o banco americano se desvincule formalmente da sociedade, mas ainda mantenha exposição às variações dos papéis.

Enquanto isso, a Latache não desistiu e segue comprando ações da empresa no mercado aberto. O estatuto social da Oncoclínicas possui uma cláusula conhecida como “poison pill“, que obriga qualquer investidor que ultrapasse 15% de participação a lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para os demais acionistas. 

O Broadcast cita que fontes ligadas ao caso afirmam que a Latache estaria disposta a seguir com a OPA, caso consiga avançar na compra de participações de outros sócios.

Leia também:

Você leu sobre Oncoclínicas. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!