O Grupo Mateus ($GMAT3) assinou um memorando de entendimentos não vinculante (MOU) com o objetivo de adquirir o controle dos negócios do Novo Atacarejo. Este acordo envolve a fusão total dos negócios do Novo Atacarejo com os estabelecimentos de atacado, varejo e distribuição do Grupo Mateus localizados em Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
De acordo com o MOU, se a operação potencial for realizada, o Grupo Mateus terá 51% e o Novo Atacarejo terá 49% da nova entidade resultante.
O Novo Atacarejo, uma importante rede regional de atacarejo, gerou mais de R$ 4,5 bilhões de receita bruta em 2023. Atualmente, opera um centro de distribuição moderno e possui 27 lojas em Pernambuco e duas na Paraíba.
A família Assis, que atualmente controla o Novo Atacarejo, continuará a participar ativamente na gestão dos negócios após a conclusão da operação potencial.
Se a operação for concretizada, isso representará um reforço na estratégia de expansão do Grupo Mateus na região Nordeste.
Se a operação potencial fosse concluída hoje, a entidade resultante teria 50 lojas em Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Levando em consideração os estabelecimentos que estavam em operação em 31 de dezembro de 2023, a receita bruta combinada da entidade resultante seria de aproximadamente R$ 6,8 bilhões no exercício social de 2023.
A conclusão da operação potencial está sujeita à diligência, bem como à negociação e assinatura dos documentos definitivos, que devem incluir condições habituais para operações desse tipo, como a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
O Grupo Mateus realizará uma videoconferência nesta quarta-feira (29) para fornecer esclarecimentos aos seus acionistas, investidores e agentes de mercado.
- Leia também: Grupo Mateus (GMAT3) alcança 250 lojas
EQI Research elogia aquisição do Grupo Mateus
A EQI Research relata que, embora ainda não se saiba os valores envolvidos na operação, o movimento do Grupo Mateus é visto como positivo do ponto de vista estratégico.
A casa de análises ainda destacou que já se esperava que o Grupo Mateus expandisse cada vez mais suas operações no Nordeste, principalmente em estados onde ainda não atua.
“Gostamos também do fato de já se associarem com rede bem estabelecida na região, que conta com sócios com alta expertise regional bem como tem o Grupo Mateus”, concluiu a EQI Research.
Você leu sobre Grupo Mateus. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!