Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Fusão Petz e Cobasi deve ser aprovada pelo Cade, mas Petlove promete recorrer

Fusão Petz e Cobasi deve ser aprovada pelo Cade, mas Petlove promete recorrer

A esperada fusão Petz e Cobasi deve receber sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ainda esta semana, sem a imposição de quaisquer remédios concorrenciais, segundo informações do Brazil Journal. 

Segundo relatório elaborado pelo órgão antitruste, a empresa resultante da fusão Petz ($PETZ3) e Cobasi teria aproximadamente 28% de participação média no mercado nacional, percentual abaixo dos patamares que geralmente despertam preocupações concorrenciais, que começam em torno de 40%.

A análise do Cade considerou o critério de tempo de deslocamento, metodologia comumente aplicada ao varejo, avaliando a concorrência em raios de 10 a 15 minutos das lojas das duas redes. Mesmo excluindo vendas online e em supermercados da equação, a Superintendência-Geral do órgão concluiu que o nível de concentração permanece em patamares confortáveis.

É um caso muito simples, que não tem muito espaço para dúvidas“, afirmou uma fonte próxima ao processo ao Brazil Journal.

Possível recurso da Petlove na fusão Petz e Cobasi

Embora o desfecho pareça favorável para as empresas que anunciaram a fusão Petz e Cobasi em agosto do ano passado, a Petlove — concorrente que foi aceita como parte interessada no processo em abril — deve recorrer da decisão dentro do prazo regulamentar de 15 dias, levando o caso ao tribunal administrativo do Cade.

A contestação da Petlove se baseia na argumentação de que a definição de mercado utilizada estaria equivocada. A empresa defende que apenas as “big stores” deveriam ser consideradas na análise, excluindo as pequenas lojas de bairro, que ainda representam a maior fatia do mercado pet brasileiro.

No entanto, conforme apurado pelo Brazil Journal, fontes próximas ao processo indicam que, mesmo com esse recurso, o resultado não deve ser alterado pelo tribunal.

Leia também: