Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Família Moreira Salles compra 6% da europeia Elis

Família Moreira Salles compra 6% da europeia Elis

A família Moreira Salles adquiriu uma participação de 6% na Elis (ELIS), empresa europeia de lavanderia industrial com presença em 29 países – incluindo o Brasil. A operação foi realizada por meio da BW Gestão de Investimentos, veículo da família. O valor da operação não foi informado. As informações são do site Brazil Journal.

Com o negócio, a família Moreira Salles se tornou o segundo maior acionista da Elis, atrás do CPP Investments, que detém 12% do capital. 

Com a notícia, a Elis encerrou a segunda-feira (9) avaliada em 3,86 bilhões de euros na Bolsa de Valores de Paris (ou cerca de R$ 20,85 bilhões).

Elis é líder do segmento na Europa

No primeiro semestre de 2023, a Elis registrou uma receita de 2,1 bilhões de euros e um lucro líquido de 138 milhões de euros. Do total da receita, 30% vieram da França, e 10% da América Latina. 

Os principais serviços da companhia são no ramo de hospitais (30%), indústrias (27%), hotéis (25%) e empresas de serviços como bares e restaurantes (18%). A Elis fornece o aluguel e a limpeza de uniformes profissionais, enxoval hospitalar, toalhas industriais e tapetes. 

Publicidade
Publicidade

A Elis se intitula uma empresa da economia circular, por seu modelo de aluguel e manutenção otimizado por tecnologia de rastreamento. 

Família Moreira Salles investe em empresas estrangeiras

Este é o segundo investimento conhecido da BW em uma grande empresa europeia. 

Nos últimos três anos, a família Moreira Salles montou uma posição de 28% do capital da Verallia, empresa líder na Europa na produção de embalagens de vidro para bebidas e alimentos.  

O acordo de investimento entre a BW e a Elis tem duração inicial de dez anos e inclui um “lockup” de 12 meses. A cláusula contratual estabelece um período em que investidores não podem vender as ações de uma empresa, sob pena de multa. 

Além disso, o contrato estipula um compromisso da BW de não ultrapassar 25% do capital da empresa nestes 10 anos. A família Moreira Salles também terá um dos 12 assentos no conselho da Elis, além de um observador. 

Em comunicado ao mercado, o CEO da BW, João Moreira Salles, disse que a Elis tem crescido “vigorosamente, tanto geograficamente quanto adicionando valor em toda sua oferta de serviços”. 

“Além disso, a economia circular vai continuar a ganhar importância estratégica globalmente e a Elis está posicionada de forma única para capturar isso”, comunicou a família Moreira Salles sobre o negócio com a Elis.