Em uma iniciativa inédita, a Foxconn, a maior fabricante terceirizada de eletrônicos do mundo, e a Nvidia (NVDA; NVDC34), a líder em computação de Inteligência Artificial e a empresa de chips mais valiosa do mundo, firmaram uma parceria para criar uma fábrica de IA (Inteligência Artificial).
A proposta é utilizar os chips e o software da Nvidia para desenvolver diversas aplicações de IA, entre elas a melhoria da direção autônoma de veículos elétricos.
O projeto foi anunciado na última quarta-feira (18) durante o evento anual de tecnologia da Foxconn, em Taiwan, pelo presidente da Foxconn, Liu Young-way, e pelo CEO da Nvidia, Jensen Huang.
Segundo Huang, as “fábricas de IA” serão capazes de receber e processar continuamente dados de veículos elétricos autônomos para torná-los mais inteligentes.
“Um novo tipo de produção surgiu — a produção de inteligência. E os centros de dados que a produzem são fábricas de IA“, afirmou Huang.
A Nvidia informou que as fábricas de IA utilizarão seu superchip GH200, o mais avançado da empresa.
Esta é a segunda parceria entre a Foxconn, a principal fornecedora de iPhones da Apple, e a Nvidia neste ano. Em janeiro, as empresas se associaram para desenvolver plataformas de veículos autônomos, nas quais a Foxconn produziria unidades de controle eletrônico (ECUs) para carros baseados no chip DRIVE Orin da Nvidia para vender no mercado global.