Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Embraer fecha dois novos contratos e amplia presença na África e na Europa

Embraer fecha dois novos contratos e amplia presença na África e na Europa

Embraer comunica novos pedidos das companhias Air Côte d’Ivoire e Helvetic Airways, envolvendo jatos E175 e E195-E2, com entregas a partir de 2026

A Embraer (EMBR3) anunciou, na manhã desta segunda-feira (17), dois novos pedidos de aeronaves feitos pela Air Côte d’Ivoire, companhia aérea da Costa do Marfim, e pela Helvetic Airways, com atuação na Suíça.

Os acordos envolvem jatos das famílias E175 e E195-E2 e foram divulgados durante o Dubai Air Show.

Air Côte d’Ivoire faz pedido firme de quatro E175

Executivos da Embraer e da Air Côte d'Ivoire
Reprodução Embraer

A Air Côte d’Ivoire assinou um pedido firme para quatro jatos E175 e manteve opção de compra para oito aeronaves adicionais. As entregas estão previstas para começar no primeiro semestre de 2027, e o contrato será incluído na carteira de pedidos da Embraer no 4º trimestre de 2025.

Os aviões serão configurados com 76 assentos — 12 na classe executiva e 64 na econômica — e serão utilizados em rotas domésticas e regionais. A companhia aérea afirmou que o modelo substituirá gradualmente sua frota turboélice.

Segundo o CEO da empresa, Laurent Loukou, o E175 atende às necessidades da companhia em termos de alcance, velocidade e capacidade de carga:

Publicidade
Publicidade

“O Embraer E175 é perfeitamente adequado às nossas ambições domésticas e regionais, e sua capacidade se adapta ao tamanho dos mercados africanos”, afirmou em nota divulgada pela Embraer.

O E175 também será empregado para reforçar a operação no hub de Abidjan. A Embraer informou que possui 250 aeronaves em operação na África, distribuídas entre 56 clientes, e que a frota no continente cresceu em média 7,5% ao ano na última década.

Helvetic Airways encomenda três E195-E2

Executivos da Embraer e Helvetic
Divulgação Embraer

A Helvetic Airways fez um novo pedido firme para três jatos E195-E2, com direitos de compra para outras cinco unidades. O primeiro avião deve ser entregue no final de 2026.

Os modelos serão configurados com 134 assentos em classe única e equipados com assentos Recaro. Com o novo acordo, a frota de E-Jets E2 da companhia pode chegar a 20 aeronaves nos próximos anos.

O CEO da Helvetic Airways, Tobias Pogorevc, afirmou que o modelo se encaixa no perfil operacional da companhia:

“O E195-E2 é a aeronave ideal para nossa malha aérea (…) e apoia tanto a estratégia para a nossa frota moderna quanto as metas de sustentabilidade da companhia”, declarou em nota também divulgada pela Embraer.

A Embraer destacou que os jatos E2 são utilizados pela Helvetic em operações regulares, charter e de wet-lease na Europa, e que a companhia foi a primeira a operar os modelos E190-E2 e E195-E2 no Aeroporto London City.

O presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer, afirmou que o novo pedido demonstra a continuidade da cooperação entre as duas empresas.

Leia também: