A Suécia oficializou a aquisição de quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium da Embraer (EMBR3), garantindo os slots de produção do modelo. O anúncio ocorreu durante a LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro. O acordo foi assinado por Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia, e Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O compromisso sueco reforça sua entrada no programa C-390, ao lado da Holanda e da Áustria, e visa fortalecer a capacidade operacional da Força Aérea Sueca. “A capacidade do C-390 de realizar suas missões em ambientes desafiadores a qualquer hora e em qualquer lugar será um ativo crítico para a estratégia de defesa da Suécia”, afirmou Sandwall.
Bosco da Costa Junior destacou a importância da parceria: “O compromisso da Suécia em adquirir quatro aeronaves C-390 Millennium marca um avanço significativo no aprimoramento das capacidades operacionais da Força Aérea Sueca. Essas aeronaves de última geração não apenas aumentam a eficiência do transporte militar da Suécia, mas também ampliam as sinergias europeias em interoperabilidade, treinamento e suporte ao ciclo de vida.”
Embraer (EMBR3): o impacto do C-390 no cenário militar
Considerado um divisor de águas por suas operadoras, o C-390 Millennium redefine padrões de eficiência, confiabilidade e custo operacional. Desde sua entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, o modelo tem demonstrado alto desempenho, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão acima de 99%.
Atualmente, oito países já adquiriram o C-390: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado. Além disso, Suécia e Eslováquia já selecionaram oficialmente a aeronave para modernizar suas frotas.
Com capacidade de transportar até 26 toneladas de carga útil, o C-390 se destaca pela velocidade (470 nós) e autonomia ampliada. Sua versatilidade permite a realização de diversas missões, incluindo transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando até mesmo em pistas não pavimentadas.
A versão KC-390, equipada para reabastecimento aéreo, também já provou sua capacidade tanto como avião-tanque quanto como receptor de combustível, reforçando sua adaptabilidade no campo de operações militares.
Você leu sobre Embraer (EMBR3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!