O bilionário Mark Zuckerberg, dono da Meta (META; $M1TA34) – holding do Facebook, Instagram e WhatsApp –, construiu um abrigo secreto na ilha Kauai, no Havaí. A fortaleza, cercada por um muro de quase 2 metros de altura, teria um complexo de 12 prédios e um abrigo subterrâneo. Seu tamanho pode ser estimado pelo tamanho dos distritos da Sé e Santa Cecília, em São Paulo, juntos.
O “abrigo para o fim do mundo” de Zuckerberg foi revelado pela revista Wired, que afirmou que o executivo é proprietário dos terrenos e das construções que deverão valer US$ 270 milhões.
Todos os envolvidos na obra devem assinar contratos de não divulgação (NDAs, na sigla em inglês). Caso falem com a imprensa são imediatamente demitidos por Zuckerberg, informou a publicação. “É o clube da luta. Não falamos sobre clube da luta”, disse um construtor já afastado da empreitada, em entrevista à Wired, referindo-se ao filme de 1999.
Abrigo de Mark Zuckerberg: como será fortaleza
É estimado que a propriedade de Zuckerberg tenha 12 edifícios, 30 quartos e 30 banheiros, além de 11 casas na árvore – pelo menos na superfície. As casas serão interligadas por pontes de corda, permitindo que os visitantes passem de um prédio para outro, enquanto permanecem entre as copas. As mansões também serão interligadas, mas por um túnel que vai até o bunker.
Isso só na superfície. O abrigo subterrâneo terá 1.524 quilômetros quadrados, com fontes próprias de energia, um grande tanque com água potável, escotilhas para fuga, e portas antiexplosão. Tudo será vigiado por um sistema de câmeras e seguranças. A porta do abrigo subterrâneo será construída em metal e preenchida com concreto.
A propriedade tem outras casas de hóspedes. O proprietário, Mark Zuckerberg, já organizou dois eventos corporativos no complexo em construção no Havaí.






