Se você investe em renda variável, sobretudo no mercado acionário, e acompanha o portal EuQueroInvestir já deve ter percebido a quantidade de notícias sobre a temporada de balanços das empresas do 4TRI22.
Apesar disso, ainda há muitas dúvidas sobre eles. Afinal de contas, há balanços com uma linguagem contábil muito técnica. Mas mesmo assim, é preciso entender e fazer uma leitura de um balanço para compreender quais são os dados mais importantes e saber se a empresa tem uma boa saúde financeira.
- Invista lá Fora – evento gratuito e online da EQI, dias 7 e 8 de março
O que é a temporada de balanços?
A temporada de balanços ocorre quatro vezes no ano a cada três meses. Todas as empresas listadas na B3 (B3SA3) devem prestar contas publicamente ao mercado, principalmente para os acionistas. No balanço, há informações sobre a performance da empresa e os principais eventos que influenciaram os resultados durante o trimestre.
Os balanços são publicados em formato de relatórios e eles apresentam os resultados contábeis, além de fatores que influenciaram o desempenho da empresa. Por exemplo, uma empresa agrícola teve uma redução no seu lucro por causa de condições climáticas adversas que prejudicaram a colheita de um produto x durante este período.
Os relatórios ficam disponíveis para consulta e download no site de Relação com Investidores (RI) das empresas. Além disso, as companhias organizam uma conferência pública para apresentar para os acionistas e ao mercado os dados com os representantes explicando as principais informações do balanço.
A divulgação do balanço é uma exigência legal, ou seja, todas as empresas de capital aberto devem apresentar os seus dados contábeis a cada três meses. A publicação dos balanços é uma forma das companhias oferecerem credibilidade para o mercado e mostrar que elas possuem uma cultura de transparência, responsabilidade e segue as regras de compliance.
Como fazer a leitura dos balanços?
Os balanços apresentam muitas informações. Os investidores que não estão habituados com a linguagem contábil podem ficar bastante confusos e nem saber por onde começar. Não precisa fazer uma faculdade de contabilidade para saber se a empresa tem saúde financeira ou não.
No mercado financeiro, o foco nos balanços são direcionados para os dados de receita líquida, lucro líquido e Ebitda. Com esses dados em mãos, faça um comparativo entre o resultado atual com o mesmo período do ano anterior e do trimestre passado.
Com isso, é possível compreender se os dados foram positivos ou negativos. Aliás, são eles que devem influenciar os preços das ações nos próximos dias.
O que significam os dados mais relevantes?
- Lucro líquido: o lucro líquido é o quanto a empresa faturou após serem descontadas todas as despesas fixas e burocráticas, inclusive impostos.
- A receita líquida é o indicador que revela o que a empresa vendeu, com os impostos já abatidos.
- Ebtida (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), também conhecido como Lajida, demonstra o que a companhia gerou de resultados após ter abatidos os custos da operação, mas não os impostos.
- Por último, verifique também a dívida líquida. Com este indicador, o investidor consegue analisar como está a saúde financeira da empresa e a sua capacidade de saldar seus compromissos.
Apesar de você ter aprendido como fazer a leitura de um balanço, mas ainda acha que precisa de uma ajuda? Então, preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato para te auxiliar neste assunto.






