Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
CEO da Saudi Aramco diz que o mundo deveria abandonar a ‘fantasia’ de eliminar o petróleo

CEO da Saudi Aramco diz que o mundo deveria abandonar a ‘fantasia’ de eliminar o petróleo

Amin Nasser, CEO da Saudi Aramco (TADAWUL : 2222), expressou na segunda-feira (18) sua opinião de que a transição energética está enfrentando obstáculos e sugeriu que os formuladores de políticas deveriam abandonar a “fantasia” de eliminar o petróleo e o gás, considerando que a demanda por combustíveis fósseis provavelmente seguirá em ascensão nos próximos anos.

No mundo real, a estratégia atual de transição está visivelmente fracassando em quase todos os aspectos, pois colide com cinco realidades duras“, disse Nasser durante uma entrevista na conferência de energia CERAWeek by S&P Global em Houston, Texas.

Uma reinicialização da estratégia de transição é urgentemente necessária e minha proposta é esta: devemos abandonar a fantasia de eliminar óleo e gás e, em vez disso, investir neles adequadamente, refletindo pressuposições de demanda realistas“, completou o CEO.

Publicidade
Publicidade

CEO da Saudi Aramco: demanda do petróleo

No ano passado, a Agência Internacional de Energia, sediada em Paris, previu que o pico da demanda por petróleo, gás e carvão ocorreria em 2030. Nasser contestou essa previsão, sugerindo que a demanda não atingirá o pico tão cedo. Ele apontou que a AIE está direcionando seu foco principalmente para a demanda nos EUA e na Europa, e enfatizou a necessidade de também considerar o mundo em desenvolvimento.

Muito além da Petrobras: como investir em petróleo lá fora?

Nasser apontou que, apesar do investimento global de mais de US$ 9,5 trilhões nas últimas duas décadas, as fontes de energia alternativas não conseguiram substituir os hidrocarbonetos em escala. Ele observou que ventos e sol atualmente contribuem com menos de 4% da energia mundial, e a penetração total de veículos elétricos é inferior a 3%.

Participação dos hidrocarbonetos e gás

Nasser afirmou que a participação dos hidrocarbonetos na mistura energética global praticamente não diminuiu durante o século XXI, permanecendo em torno de 83% para 80%. Durante esse período, a demanda global aumentou em 100 milhões de barris equivalentes de petróleo por dia, alcançando uma alta histórica este ano, de acordo com o CEO.

Nasser também destacou que o gás cresceu 70% desde o início do século. Ele atribuiu dois terços das reduções nas emissões de carbono nos EUA à transição do carvão para o gás.

Esta é dificilmente a imagem futura que alguns têm pintado“, disse Nasser. “Até mesmo eles estão começando a reconhecer a importância da segurança de óleo e gás.”

Enquanto isso, o CEO da Saudi Aramco observou que as nações em desenvolvimento do sul global impulsionarão a demanda por petróleo e gás à medida que a prosperidade crescer nesses países, os quais representam mais de 85% da população mundial. Ele ressaltou que essas nações recebem menos de 5% do investimento destinado à energia renovável.

Você leu sobre Saudi Aramco e petróleo. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!