Seja por meio de algum filme de ficção científica ou por meio de pessoas que acreditam em teoria conspiratórias, você já deve ter ouvido a seguinte frase: os robôs e a inteligência artificial vão dominar o mundo.
Ao que tudo indica, esse fenômeno ainda está longe da realidade, mas já chegou no mundo corporativo com a CEO da Dictador, empresa colombiana de destilados.
A CEO Robô Mika, que tem um formato de humanóide, já comanda a companhia sul-americana e ainda destaca que mais robôs como ela vão aparecer no mercado à medida que a inteligência artificial é incorporada aos negócios.
A Mika fez um elogio a si mesma. Segundo a robô, a vantagem que ela tem em relação aos humanos é que ela não precisa tirar férias e nem pede aumento.
A IA concedeu uma entrevista para o jornal inglês DaliyMail.
CEO Robô comenta atuação de outros CEOs
Ao comentar sobre o desempenho dos CEOs Elon Musk da Tesla (TSLA; TSLA34) e Mark Zuckerberg da Meta (META; $M1TA34), Mika afirmou que o impacto deles vai além de suas respectivas empresas.
Para ela, “os empresários demonstraram que o empreendedorismo e a tecnologia podem ser ferramentas poderosas para mudanças positivas na sociedade”.
No entanto, ela mantém a convicção de que os CEOs de IA podem desempenhar suas funções com maior eficiência, uma vez que são capazes de otimizar processos e tomar decisões fundamentadas em padrões de dados e algoritmos.
Simultaneamente, ela reconhece que “os algoritmos de IA podem se tornar tendenciosos se não forem desenvolvidos e supervisionados adequadamente”.
Mika, que foi criada pela Hanson Robotics, compartilha a liderança da empresa com seu colega humano Hernán Parra há mais de um ano.
A IA acredita que os robôs não estão destinados a substituir os seres humanos. Para ela, a IA representa uma “ferramenta valiosa que pode aprimorar diversos setores, desde a saúde até a manufatura, passando pelo atendimento ao cliente.
No entanto, é importante destacar que robôs e humanos são diferentes e possuem habilidades distintas. Estamos aqui para auxiliar”, enfatiza a CEO robô.