Quatro anos após ter colocado no ar a CNN Brasil, o jornalista Douglas Tavolaro fechou um acordo com a maior rede dos EUA para lançar o canal CNBC no Brasil. A versão brasileira da CNBC, canal de economia e negócios pertencente à NBC, a maior rede de TV aberta dos Estados Unidos, está com o lançamento previsto para o segundo semestre, possivelmente às vésperas das eleições de outubro.
O acordo entre Tavolaro e a NBC foi anunciado na tarde desta terça-feira (5). O canal deverá se chamar CNBC Times Brasil, com destaque para a marca CNBC, mas isso ainda pode mudar. Times Brasil é o nome da empresa de Tavolaro. Ele terá 85% do negócio; os 15% restantes pertencerão ao fundo de investimentos inglês Attention Economics.
CNBC no Brasil: um novo formato
A operação brasileira promete trazer um formato inédito de canal de jornalismo para o país. Não será como a original norte-americana, que está no ar desde 1989 e possui uma programação exclusivamente dedicada à economia e negócios.
Terá foco nesse segmento, mas também investirá em notícias de política, esportes e entretenimento. Além disso, planeja incluir até mesmo reality shows, com formatos similares aos de programas como Shark Tank e O Aprendiz (que são da NBC).
Trajetória do jornalista
De uma família de classe média paulistana, Douglas Tavolaro iniciou sua carreira como produtor de reportagens investigativas na Record em 2004 e tornou-se diretor de Jornalismo da emissora antes dos 30 anos.
Foi vice-presidente de Jornalismo da Record de 2009 a 2019. Em um movimento surpreendente para o mercado, anunciou sua associação com o empresário Rubens Menin para lançar a CNN no Brasil.
Um ano depois, Tavolaro deixou a CNN e cumpriu uma cláusula de não competição, que tinha a duração de dois anos. Durante esse período, ele buscou viabilizar um novo empreendimento jornalístico, novamente em parceria com um grupo internacional. Agora, ele assumirá o cargo de chairman da CNBC Times Brasil e também liderará o conselho editorial.
Você leu sobre a CNBC no Brasil. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!