O BTG Pactual ($BPAC11) anunciou a aquisição de aproximadamente R$ 1,5 bilhão em ativos pertencentes ao banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. A negociação, uma das mais comentadas do setor financeiro nas últimas semanas, foi articulada pessoalmente por André Esteves, sócio sênior do BTG.
Entre os ativos envolvidos no negócio estão a unidade do Hotel Fasano, no Itaim Bibi — região nobre de São Paulo com um dos metros quadrados mais valorizados do país — avaliada em cerca de R$ 400 milhões, além de participações acionárias na Light ($LIGT3) e na Méliuz ($CASH3), que estavam sob titularidade de Vorcaro. A transação também envolveu créditos judiciais (precatórios), cujos valores não foram detalhados.
Em comunicado ao mercado, o BTG Pactual informou a aquisição de 56.529.865 ações da Light, o equivalente a 15,17% do capital social da companhia, e 7.078.411 ações da antiga Méliuz, representando 8,12% do capital social, via cessão de cotas de fundo de investimento.
Banco Master e BTG: operação foi aprovada pelo BC e pelo FGC
O banco destacou que as aquisições não alteram o controle ou a governança das companhias investidas e têm finalidade exclusivamente financeira, alinhada à estratégia de geração de valor para seus acionistas.
A operação foi aprovada pelo Banco Central e pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), e não inclui participação societária do BTG Pactual no Banco Master ou em qualquer empresa ligada ao conglomerado do grupo controlado por Vorcaro.
A conclusão do negócio ainda está condicionada ao cumprimento de determinadas etapas, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para partes específicas da operação. O BTG se comprometeu a seguir os trâmites regulatórios.