No segundo dia de Money Week, os investidores puderam acompanhar as melhores dicas sobre FIIs e ações para 2023; ainda, como melhorar sua imagem pessoal e reputação; como viajar mais, pagando menos; e o que esperar das fusões e aquisições das empresas no atual cenário.
A Money Week é um evento online e gratuito da EQI Investimentos e segue até sexta-feira (11). Não fique de fora: invista em aprender com os melhores!
Qual a melhor estratégia para investir em FIIs?
Os fundos imobiliários são um tipo de investimento que exige decisões calculadas com foco no médio e no longo prazo, sem se deixar levar pelo calor do momento e por análises que podem ser transitórias. Esse foi o recado deixado pelos participantes da Money Week.
“Estou no mercado há muito tempo e já vi diferentes políticos e políticas econômicas, com volatilidade e oscilações. O importante é manter a disciplina, tomando decisões pautadas por estudos e análises, e não por rumores de mercado e por efeito manada, sem pensar no que vai acontecer hoje ou na semana que vem. O perfil de investimento imobiliário sempre foi de um investimento de médio e longo prazo”, explica Rodrigo Abbud, sócio-fundador e head de Office da VBI Real Estate.
“Serenidade é a palavra. Nosso país já passou por outros momentos assim, de volatilidade e alterações de cenário. O importante é tomar decisões com serenidade, tendo olho nos fundamentos positivos de cada ativo, avaliando com tranquilidade o horizonte de longo prazo, sem tomar decisões de investimento de hoje para amanhã, aproveitando os ciclos para construir patrimônio”, completou Fábio Carvalho, diretor de Finanças e Investimentos da Alianza.
Confira o painel na íntegra aqui.
O que é um IPO Pessoal?
Ricardo Bellino é um dos empreendedores de maior sucesso do Brasil. Com apenas 21 anos, ele foi para os Estados Unidos, sem nenhum dinheiro no bolso e sem nem falar inglês, para trazer a mega agência de modelos americana Elite Models para o Brasil.
Durante a Money Week ele falou sobre o poder da marca pessoal e sobre uma novidade no mercado: o IPO Pessoal.
“As empresas americanas já utilizam bens intangíveis em seus balanços. Por exemplo, a Disney tem um valor estimado em US$ 250 bi, sendo que US$ 110 bi são de bens intangíveis, como personagens e marcas registradas”, ele diz.
A partir desse raciocínio, Bellino foi atrás do seu próprio IPO, com oferta de ações de “um patrimônio que as pessoas nunca tinham pensado que pudesse valer tanto”.
Você confere toda a história aqui.
Onde investir na renda variável em 2023?
Para discutir quais setores vão se destacar em 2023 na renda variável, a Money Week recebeu os gestores Andre Caldas, sócio e gestor da Clave Capital, e João Luiz Braga, sócio e analista da Encore Asset.
Os dois se dizem otimistas com o desempenho aguardado para a renda variável brasileira daqui para a frente.
“Eu estou bastante otimista e vou dizer: o presidente recém-eleito é um cara sortudo. Novamente, ele vai pegar um ciclo bom. A gente vem de um ciclo muito ruim e o Lula vai pegar 5 pontos porcentuais de corte de juros no mínimo, momento de commodities bom com China e uma situação em que o grande problema do mundo é energia e a energia no Brasil é barata”, diz Braga.
E complementa: “O cenário geopolítico é complicado, mas tendo a achar que será bom para o Brasil. Porque os países não vão mais poder confiar uns nos outros e vão ter que duplicar sua cadeia de suprimentos. E quem vai prover as commodities? O Brasil. Nós somos o ‘isentão’, o neutro da história. Acho que estamos em um ciclo realmente muito bom”.
Caldas concorda. “A gente começou um ciclo de aperto antes dos demais países e isso vai ser muito relevante. A bolsa já reagiu quando o Copom sinalizou uma parada dos juros. A inflação já está controlada, a demanda doméstica tem espaço para estímulos, e estamos com valuation razoavelmente atrativo em vários setores”, resume.
Clique aqui e descubra as ações favoritas de cada um deles.
Fusões e aquisições
Para debater o tema “Mercado de fusão e aquisição de empresas”, a Money Week recebeu nesta terça-feira (8) Katia Eliege, operations partner da Capsur, e Carol Paiffer, CEO da Atom. O painel teve a moderação de Renato Soriano, head de M&A da EQI Partners.
Para empresas que são startups e buscam investimentos e outras companhias para alavancar o negócio, antes de mais nada é preciso que a companhia esteja organizada, tanto do ponto de vista financeiro, tendo um bom caixa, quanto do ponto de vista tributário. Carol Paiffer, da Atom, diz que o brasileiro tem a cultura de misturar questões da pessoa jurídica com a pessoa física.
“Quando faço um investimento, a primeira coisa a fazer é arrumar a casa. Fazer uma separação da pessoa física dona do negócio da pessoa jurídica, ter mais profissionalização e, a partir daí, pensar no próximo passo. Portanto, a startup precisa se preparar para o próximo nível, ter auditoria, compliance, dados publicados. Se tiver tudo isso, já ajuda a alcançar esse novo nível”, explica ela.
Outro fator a que os investidores devem ficar atentos é às oportunidades do mercado global.
“As empresas precisam pensar em fusões e aquisições internacionais. Esse é um movimento que faz todo o sentido e, com o dólar no patamar atual, fica mais interessante para o nosso país. Estamos em um bom momento para buscar um investidor fora”, diz Paiffer.
Katia Eliege complementa: “Nossas relações com os Estados Unidos e com a Europa são boas e não temos problemas com a China, com a Rússia, e isso tende a ter uma atratividade maior”, aponta.
Milhas e pontos: como viajar de graça
Com o objetivo de revelar o mapa da mina, Rony Breuel, empresário e criador do site Vamos com Classe, participou do painel “Milhas e pontos! Descubra como viajar de graça”.
“É possível viajar para onde quiser somente acumulando milhas”, garante Breuel, que revela que já viajou o mundo assim.
“É como uma gamificação, é preciso ter estratégia. A forma mais comum de acumular milhas e pontos é viajando com uma companhia aérea ou usando o cartão de crédito. Quanto mais usa, mais pontos ganha. A pontuação pode ser trocada por uma série de produtos e experiências. Mas, o mais importante é saber que as milhas valem dinheiro”, explica o painelista.
Confira mais dicas aqui.
Não fique de fora da Money Week
Mas não é só! Tem muito conteúdo bom na Money Week de quarta-feira (9):
Não fique de fora: faça sua inscrição aqui.
Gostou do conteúdo do segundo dia de Money Week? Quer investir com assertividade? Fale com um assessor da EQI Investimentos. Aproveite e abra, agora mesmo, sua conta de investimentos.