O Nubank (NU; $NUBR33) anunciou o encerramento de compra e venda da criptomoeda Nucoin (NCN), lançada há um ano e meio.
No ano passado, o criptoativo voltou a ser negociado normalmente depois de uma valorização surpreendente de mais de 2.000% que provocou até mesmo a suspensão temporária das transações, que eram realizadas apenas na plataforma do banco digital.
Agora, as transações serão interrompidas em definitivo dentro de 15 dias. O Nubank alertou clientes que as negociações já começaram a ser suspensas imediatamente, com o objetivo de “proteger você e todos participantes de eventuais volatilidades no valor de mercado das Nucoins”, comunicou.
O que fazer com minha Nucoin?
O Nubank informou que aqueles com saldo de pelo menos R$ 100 em Nucoin poderão trocá-lo por Bitcoin (BTC) ou “dólar digital” (USDC). A partir de agora, a Nucoin será usada exclusivamente para resgatar benefícios, como descontos na plataforma de compras da fintech.
“As Nucoins só serão usadas, exclusivamente, para troca de benefícios e produtos dentro do aplicativo que vão de descontos no Shopping do Nubank a vantagens nas experiências promovidas pelo Nu. Além disso, os clientes que quiserem podem resgatar suas Nucoins por bitcoin ou dólar digital (USDC) até o dia 9 de dezembro de 2024“, informou.
A Nucoin era um token de utilidade (utility token). Isto é, um ativo digital que poderia ser coletado como cashback dentro de um programa de fidelidade e recompensas do banco digital. Além disso, poderia ser negociado livremente por meio da plataforma do Nubank.
Após o retorno das negociações no ano passado, a criptomoeda recuou 40% em cerca de três dias. Nesta quarta-feira (11), a cotação da Nucoin é de R$ 0,088, com queda de 53,49%.