Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Moedas
Notícias
ETF de Ethereum à vista podem ser aprovados: entenda o que é 

ETF de Ethereum à vista podem ser aprovados: entenda o que é 

Pouco mais de cinco meses após a aprovação dos ETFs (Exchange Traded Fund), que são fundos de índices negociados em bolsa, de Bitcoins à vista (ou spot), há a possibilidade de que mais um fundo de criptomoedas seja liberado em breve nos EUA: o ETF de Ethereum.

Na última segunda-feira (20), a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (conhecida pela sigla em inglês SEC) solicitou que as gestoras interessadas em organizar os ETFs de Ethereum à vista atualizassem os principais documentos relacionados a esses produtos. Essa informação foi divulgada pelo jornal Wall Street Journal e confirmada pelo portal especializado em criptomoedas, o CoinDesk.

Apesar desse avanço, o pedido da SEC não garante que os ETFs de Ethereum nos EUA foram ou serão autorizados. No entanto, analistas da Bloomberg Intelligence, especializados em ETFs, estimam que as chances de aprovação aumentaram de 25% para 75%.

As gestoras, como a VanEck, BlackRock, Grayscale, Ark Invest e 21Shares, já estão se preparando para o lançamento do ETF de Ethereum. Inclusive, há um pedido da VanEck, com prazo até quinta-feira (23), que é a primeira solicitação para formar o fundo.

Com o pedido de atualização dos documentos, o mercado de criptomoedas ficou mais animado. Na noite de ontem (20), o Ether disparou na casa dos 20%, refletindo o avanço para a aprovação do ETF. Nos últimos cinco dias, o Ethereum teve um ganho acima de 25%, conforme ilustra o gráfico abaixo:

Publicidade
Publicidade
Gráfico do Ethereum nos últimos cinco dias

ETF do Bitcoin foi aprovado em janeiro

No dia 10 de janeiro, a SEC aprovou a criação de ETFs de Bitcoin à vista nos EUA. 

A aprovação pela SEC foi considerada um evento histórico na adoção da criptomoeda pelas finanças tradicionais, pois a estrutura do ETF oferece às instituições e investidores uma maneira familiar e regulamentada de comprar exposição ao Bitcoin.

Com menos de seis meses em operação, alguns ETFs à vista de Bitcoin alcançaram cifras astronômicas nos EUA. 

O maior ETF de Bitcoin dos EUA é o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), que negociava na bolsa no formato de Trust desde 2015, com U$ 23,8 bilhões sob gestão, número que representa 41% do mercado nos EUA. 

Em segundo lugar, aparece o iShares Bitcoin (IBIT), gerido pela BlackRock nos EUA, com U$ 17,3 bilhões sob gestão, seguido do Fidelity Wise Origin (FBTC) com U$ 10 bilhões. Mais abaixo vem o ARK 21Shares (ARKB) com U$ 2,9 bilhões e o Bitwise Bitcoin (BITB) com U$ 2,2 bilhões.

Você leu sobre ETF de Ethereum. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!