Nesta terça-feira (07), o banco central da Argentina colocou em circulação uma nota de 10 mil pesos, equivalente a aproximadamente US$ 11 no momento, enquanto o país sul-americano enfrenta uma inflação crescente.
As novas cédulas de 10 mil pesos, cinco vezes maiores que a maior nota anterior, serão gradualmente distribuídas pelos bancos e caixas eletrônicos em todo o país, de acordo com o banco central.
A instituição também anunciou que uma cédula de 20 mil pesos será lançada em algum momento durante o quarto trimestre deste ano.
Peso argentino em queda antes de greve geral
O Peso argentino hoje (7) está em queda de 0,23%, cotado a R$ 0,0058, às 16h50.
A desvalorização ocorre em meio a um clima de tensão no país, com a Confederação Geral do Trabalho (CGT), principal central sindical da Argentina, anunciando sua segunda greve geral para a próxima quinta-feira (9) contra as políticas reformistas e de ajuste do governo de Javier Milei.
Os protestos acontecem poucos dias depois de a Câmara dos Deputados ter aprovado o pacote de reformas de Milei, que regulamenta a economia argentina e contempla reformas trabalhistas e fiscais, além da privatização de empresas estatais. O texto agora segue para votação no Senado.
Segundo a CGT, a paralisação nacional do dia 9 de maio afetará os serviços de educação, saúde, comércio e da rede bancária. Além disso, nesta segunda-feira (6), os trabalhadores do setor de transportes promovem assembleias que devem culminar também com uma greve geral na quinta, segundo a agência AP. As assembleias organizadas pelos sindicatos aeronáuticos, marítimos, portuários e ferroviários a pedido da Confederação Argentina dos Trabalhadores em Transportes, em alguns casos, já geraram a interrupção dos serviços de transporte público.
Você leu sobre Argentina nota de 10 mil pesos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!