Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Minerva (BEEF3) vai driblar ‘vaca louca’ via frigoríficos do Uruguai e Argentina

Minerva (BEEF3) vai driblar ‘vaca louca’ via frigoríficos do Uruguai e Argentina

A Minerva (BEEF3) vai driblar a “Vaca Louca” via frigoríficos do Uruguai e Argentina, informou a companhia na manhã desta quinta-feira (23).

Isso porque as agências de fiscalização embargaram boa parte das exportações da carne brasileira à China após confirmarem a doença em alguns pastos do país.

Trata-se da Encefalopatia Espongiforme Bovina, mais conhecida como Doença ou Mal da Vaca Louca, que afeta o sistema nervoso dos bovinos, fazendo com que fiquem com o comportamento alterado. Daí o nome “Vaca Louca”. É uma doença muito grave, não tem cura, é mortal e provoca grandes prejuízos para os produtores.

O fornecimento da Minerva se dará sem o comprometimento do share de mercado e o relacionamento com os clientes. A companhia tem quatro plantas de abate, três delas localizadas no Uruguai e outra na Argentina.

O balanço da empresa está previsto para ser divulgado hoje, após o fechamento do mercado.

Publicidade
Publicidade
Imagem mostra uma bandeja de carne para corte e uma faca.

Minerva (BEEF3): China

De acordo com o comunicado encaminhado ao mercado, a Minerva informa que, através de sua operação no Brasil, realiza as exportações para a China pelas unidades de Barretos (SP), Palmeiras de Goiás (GO) e Rolim de Moura (RO).

“Importante salientar que desde 2015, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) exclui a ocorrência de casos de EEB atípica para efeitos do reconhecimento do status oficial de risco do país, sendo que a doença pode ocorrer de forma espontânea e esporádica em todas as populações de bovinos do mundo”, disse.

Em relação a suspensão, o frigorífico destacou que esta se deu em função da confirmação de um caso da doença, no estado do Para, em um animal de 9 anos. “As amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico”, ressaltou.

Também disse que a suspenção é um protocolo sanitário firmado entre o MAPA e a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China.

BTG recomenda compra da ação

O BTG Pactual (BPAC11) informou em relatório encaminhado ao mercado dia 7 de fevereiro de 2023 que reitera compra para o papel do frigorífico.

“A Minerva é, agora, nossa Top e Único Pick do setor. A companhia possui uma poderosa combinação de momento operacional, enfatizado pelo que vemos como vantagem para as estimativas consensuais de curto prazo”, destacou. E elencou ainda:

  • ciclo favorável de commodities, com maior disponibilidade de gado no Brasil e nas demais geografias onde atua, enquanto se beneficia da menor oferta de carne bovina dos Estados Unidos e dos altos custos dos grãos no geral;
  • balanço confortável que contrasta com muitos outros players do setor;
  • e valuations que estão no limite inferior do intervalo histórico.

Ibovespa

A ação BEEF3 subia 0,79% por volta das 10h40 desta quinta, cotada a R$ 11,47. Entretanto, ontem o papel foi o mais impactado no Ibovespa, por conta da suspeita — agora confirmada — da vaca louca no país.