Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
Rumo (RAIL3) entre as ações favoritas do BTG

Rumo (RAIL3) entre as ações favoritas do BTG

Antes da apresentação do Investor Day da Cosan ($CSAN3), o BTG Pactual ($BPAC11), por meio de sua equipe de research, divulgou um relatório sobre uma das subsidiárias da empresa, a Rumo ($RAIL3).

As expectativas para o anúncio das ações da empresa de logística são elevadas. Os analistas do maior banco de investimentos da América Latina chegaram a comentar que as ações da Rumo estão entre as suas “escolhas preferidas”.

Para alcançar esse nível de confiança, o BTG Research informa que o Investor Day da Cosan deverá abordar os seguintes pontos em relação à Rumo:

  1. Cenário de tarifas para o segundo semestre de 2023 e 2024, pois as restrições logísticas em Mato Grosso parecem estar conferindo um grande poder de precificação aos operadores de carga.
  2. Planos de crescimento de capacidade, principalmente na região do Porto de Santos.
  3. Balanço patrimonial e alocação de capital.

De acordo com o BTG, uma maior clareza sobre esses três tópicos deve aumentar a confiança dos investidores devido ao aumento esperado do Ebitda no próximo ano. Isso, por sua vez, deve impulsionar a valorização das ações.

Motivos para o otimismo do BTG sobre a Rumo

Vagão da empresa Rumo (RAIL3)
Divulgação

Os analistas Lucas Marquiori, Fernanda Recchia e Marcel Zambello afirmam que os investidores desejam compreender a dinâmica de precificação no transporte de grãos para fora de Mato Grosso.

A capacidade logística abaixo do ideal e o aumento dos volumes de grãos representam uma oportunidade única de precificação para as empresas de carga. Dado o desempenho do yield este ano e as perspectivas de volume para a próxima safra de grãos, acreditamos que o mercado espera um crescimento significativo, possivelmente de dois dígitos este ano“, diz o BTG.

Além disso, os analistas entendem que um aumento na visibilidade em relação ao transporte de grãos será bem-recebido pelo mercado, especialmente considerando a competitividade dos corredores concorrentes.

No que diz respeito ao segundo ponto, o banco de investimentos menciona que a Rumo já está investindo consistentemente na expansão de sua capacidade de transporte, com investimentos no terminal de Rondonópolis e na expansão de Lucas do Rio Verde, ambas em Mato Grosso.

O mercado agora observa de perto a capacidade da empresa no nível do porto, principalmente em Santos, o maior do Brasil e por onde grande parte da produção brasileira é escoada, sendo oportunidades nessa região mais escassas e caras.

Por fim, o BTG acredita que há um ambiente favorável de volume e preços, e o crescimento do Ebitda da Rumo reduzirá as pressões de alavancagem.

A empresa continua trabalhando para aumentar a capacidade de transporte em várias frentes, como LDRV e no Porto de Santos. Em interações recentes com o mercado, a companhia disse que não tem planos de levantar capital este ano – embora ainda acreditemos que os investidores discutirão esse tema com a empresa”, conclui.

Outros pontos de interesse

Os tópicos mencionados acima são os três principais destacados pelo BTG, mas o banco de investimento observa que o Investor Day pode oferecer outros insights interessantes para os investidores, como:

  1. Atualizações regulatórias, especialmente sobre as discussões recentes relacionadas aos planos do governo para debater investimentos nas renovações de concessões aprovadas nos últimos anos.
  2. Novos projetos, como planos na Malha Sul e Oeste.
  3. Atualizações sobre as estimativas de produção de grãos de longo prazo, principalmente em Mato Grosso, incluindo as expectativas da Rumo para as exportações de grãos do Brasil.